MIA Portugal põe o envelhecimento no centro da discussão

De 27 a 29 de maio, dezenas de investigadores e estudantes de diferentes nacionalidades vão estar juntos em Coimbra para debater o envelhecimento.

MC
Maria Cano
MC
Marta Costa
27 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O ritmo de envelhecimento de Portugal continua a acelerar face ao resto da Europa, com o País a apresentar o rácio mais alto de dependência de idosos, 38%, de acordo com o indicador do Eurostat que compara as pessoas com 65 e mais anos de idade com as que estão ainda em idade ativa.

Dada esta realidade, a 2nd MIA-Portugal Ageing Spring School, organizada pelo Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA Portugal), está a decorrer em Coimbra para colocar o envelhecimento no centro da discussão.

O mais importante é colocar as pessoas a “falar sobre o envelhecimento e isso já foi conseguido”, explica o investigador principal do MIA Portugal, Hugo Fernandes. Em segundo lugar, é “trazer as pessoas e sentá-las na mesma sala para discutir um problema que nos afeta, sobretudo a nós em Portugal, mas que também afeta países europeus e outros”, acrescenta.

O encontro, que decorre de 27 a 29 de maio no Hotel Vila Galé, pretende proporcionar um programa de formação avançado e intensivo destinado a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira de vários países, com interesse na área do envelhecimento.

A segunda edição da escola visa fomentar a adoção de "novos modelos para estudar o processo de envelhecimento”, acrescenta Hugo Fernandes. O responsável explica que é ainda uma oportunidade de “interação entre investigadores jovens, que estão a começar a sua investigação na área, e investigadores mais estabelecidos, que vão ajudar a definir novas estratégias para a investigação do envelhecimento no futuro”.

Durante os três dias, os participantes têm a oportunidade de ouvir palestras “que vão cobrir as várias faces do envelhecimento”, diz Alessio Vagnoni, do MIA Portugal e do King’s College London.

Presente na abertura, o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação, João Ramalho-Santos, fez questão de “felicitar todos pelos esforços feitos”, referindo que o projeto “tem feito o que é suposto” como por exemplo “atrair outros projetos” e candidaturas para financiamentos de excelência na área do envelhecimento.

Mais informações sobre a 2nd MIA-Portugal Ageing Spring School aqui.