MIA-Portugal organiza «Escola de Primavera» para jovens investigadores do envelhecimento

Programa intensivo junta, em Coimbra, especialistas de renome para impulsionar projetos de ciência translacional. Inscrições até 28 de janeiro.

MP
MIA Portugal
19 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) vai organizar, de 4 a 8 de abril, uma «Escola de Primavera» (Ageing Spring School), com o intuito de proporcionar um programa de formação avançado e intensivo destinado a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira, com currículos promissores na área da biologia do envelhecimento. As candidaturas decorrem até 28 de janeiro.

O MIA-Portugal pretende juntar, em Coimbra, especialistas de renome, europeus e americanos, com destaque para líderes de grupos de investigação e de instituições dedicadas à biologia do envelhecimento, sediadas na Europa e nos Estados Unidos. Durante cinco dias, os estudantes selecionados terão a oportunidade de discutir os seus projetos de investigação e aprofundar conhecimentos em temas como: os mecanismos biológicos do envelhecimento e as possibilidades de desenvolvimento de terapêuticas para doenças associadas ao processo de envelhecimento.

Como explica Rodrigo Cunha, coordenador do MIA-Portugal, "o Ageing Spring School junta, numa unidade hoteleira da cidade, jovens cientistas portugueses e estrangeiros com os melhores especialistas mundiais da área para estabelecer contactos e impulsionar projetos científicos num domínio de investigação com elevado impacto social e económico. Com efeito, o envelhecimento é o maior fator de risco para a emergência de doenças crónicas associadas à idade, sendo a compreensão das bases biológicas do envelhecimento essencial para desenhar novas abordagens na medicina preventiva e nos cuidados de saúde que permitam dar respostas efetivas a este grande desafio societal".

O «MIA-Portugal Ageing Spring School» insere-se nas atividades de formação avançada do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento e conta com o apoio científico da Alliance for Healthy Ageing e o financiamento do programa Horizonte 2020 – Investigação e Inovação, através do contrato de subvenção nº 857524.

MIA-Portugal é o primeiro centro de investigação do sul da Europa dedicado ao estudo das bases biológicas e moleculares do envelhecimento. O Instituto resulta de uma parceria europeia, liderada pela Universidade de Coimbra, e onde participam a University of Newcastle (UNEW, UK), o University Medical Center Groningen (UMCG, NL) e o Instituto Pedro Nunes – IPN, com o apoio da Mayo Clinics (USA) e da Universidade de Copenhaga (DK).

As candidaturas e informações sobre o Ageing Spring School estão disponíveis no website: https://www.uc.pt/mia/mia-portugal-ageing-spring-school/