Milhares de estudantes visitam a Universidade de Coimbra na Futurália

Universidade de Coimbra está no pavilhão 2 da Futurália até 25 de março.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
24 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Corredores cheios, várias dúvidas e boa disposição. É assim que estudantes dos ensinos básico e secundário, docentes, pais e outros interessados entram na Futurália, a Feira de Educação e Formação de Portugal.

Entre os dias 22 e 25 de março milhares de pessoas têm a oportunidade de conhecer e conviver com as mais variadas instituições. E a Universidade de Coimbra (UC) marca presença com oito Faculdades, Serviços de Ação Social da UC ou a Associação Académica de Coimbra.

As feiras são um dos primeiros cartões de visita para muitos que não têm oportunidade de viajar por Portugal e conhecer e as suas diferentes instituições. Uma característica especial da UC na Futurália é que também são os próprios estudantes da Universidade que respondem aos visitantes.

“Se queremos captar públicos de regiões de onde tradicionalmente não conseguimos, é importante dar a conhecer todas as valências que a Universidade oferece”, explica o docente e subdiretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC (FPCEUC), Marco Pereira.

Eis o que pode fazer:

Segundo o docente da FPCEUC, “para além de saber sobre o curso", as dúvidas mais frequentes "têm a ver sobretudo com as saídas profissionais, condições e média de acesso”. Marco Pereira destaca que “alguns dos estudantes já chegam com um foco muito claro sobre aquilo que querem, não só para o 1.º ciclo [do ensino superior], mas também numa fase mais avançada”.

E foi justamente uma dúvida entre Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica que levou a estudante do 12.º segundo ano, Adriana Ramalho, ao espaço da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC na Futurália. “Eu queria saber como são os cursos, o que os estudantes [da Universidade de Coimbra] achavam e o ambiente”. “Já saio daqui com uma ideia muito mais esclarecida”, admite Adriana Ramalho.

Eis o que pode fazer:

Vasco Almeida, também estudante do 12.º ano, admite que quando chegou à Futurália estava “ainda muito confuso” e que, aos poucos, foi conversando com as pessoas das universidades e isso “facilitou muito” a escolha. Agora admite saber melhor o que se "encaixa na preferência e na média”.

Autonomia para escolher o percurso letivo, é assim que Ana Teresa Peixinho, docente da Faculdade de Letras da UC (FLUC), descreve aos estudantes como são os cursos na Faculdade. Para a também Subdiretora da FLUC, a feira tem sido “extraordinariamente concorrida”. “Muitas escolas, muita gente interessada e todos ficam muito surpreendidos e muito agradados com o nosso modelo de ensino interdisciplinar e modular”.

Pode encontrar a Universidade de Coimbra no pavilhão 2 da Futurália até 25 de março. Mais informações sobre a feira aqui.