Multiplicação de plantas: to clone or not to clone

11 dezembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A propagação de plantas engloba um conjunto de tecnologias que vão desde a utilização de sementes até modernas técnicas de biotecnologia que permitem fazer a multiplicação in vitro de plantas selecionadas. Este workshop, organizado pela Associação UC InProPlant, em colaboração com o Centro de Ecologia Funcional e o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC), pretende dar a conhecer os diferentes tipos de procedimentos utilizados na reprodução de plantas bem como as potencialidades e limitações de cada um desses métodos.

O workshop terá uma componente teórica, em que especialistas das diferentes áreas da propagação de plantas apresentarão os dados mais recentes sobre as diferentes tecnologias de propagação, e uma componente prática, em que os participantes realização ensaios de propagação de plantas in vitro utilizando diferentes métodos de clonagem.

“Multiplicação de plantas: to clone or not to clone” vai realizar-se a 12 de dezembro. Inscrições e contactos podem ser encontrados aqui.

 

Programa:

Sessão da manhã 09:00 – 12:00h

Embriões, sementes e frutos – Jorge Canhoto, DCV – UC

Métodos convencionais de propagação – Ana Sofia Vaz, Associação UC InProPlant

A Biotecnologia de Plantas ao serviço da clonagem – Sandra Correia, DCV – UC

Aspectos técnicos e comerciais da clonagem de plantas – Rui Sousa, INIAV

 

Sessão da tarde 14:30 – 17-30h

Parte prática – Os diferentes métodos de clonagem de plantas in vitro

Embriogénese somática, Organogénese, Proliferação de meristemas

Ana Alves – InProPlant

João Martins – DCV – UC

Partilhe