Neurociências, metabolismo e terapias inovadoras em discussão no encontro anual do CIBB

O Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia é formado por três centros de investigação da UC: Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra e Centro de Estudos e Investigação em Saúde.

CR
Catarina Ribeiro
19 dezembro, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

Amanhã, dia 20, vai decorrer o Encontro CIBB 2023, promovido pelo consórcio Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), formado por três centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC): Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e Centro de Estudos e Investigação em Saúde (CEISUC).

O evento vai decorrer entre as 9 e as 20 horas, no grande auditório da Unidade Central da Faculdade de Medicina da UC, no Polo III. Vai contar com diversas atividades, nomeadamente apresentações dos projetos de investigação inovadores em curso nos três centros de investigação que integram o consórcio.

Segundo coordenador do CIBB e presidente do CNC-UC, Luís Pereira de Almeida, “o CIBB reúne atualmente mais de 600 pessoas, das quais 350 doutoradas. É um dos maiores centros de investigação do nosso País, o maior da UC e gera anualmente mais de 400 artigos no top 25% a nível global”.

Ao longo do dia, vão ser discutidos temas de investigação nas áreas de estudo do CIBB – neurociências, metabolismo e terapias inovadoras – e também comunicação de ciência, inovação e transferência de tecnologia. Fazem ainda parte do programa atividades de interação e partilha entre os membros do consórcio.

Às 9h30, tem início a sessão “The role of the NMFA receptors in the aged glutamatergic synapse”, que vai ser conduzida pela neurocientista do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Luísa Lopes.

Segue-se a palestra da coordenadora da área de comunicação, imagem e marketing do Instituto Superior Técnico, Joana Lobo Antunes, às 10h40, intitulada “Science communication: what’s in it for you?”.

Pelas 11h50, o diretor de investigação da Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes, vai proferir a palestra “Neuroimmune ecosystems”.

À tarde, às 15 horas, vai decorrer a sessão “Shapping blood vessels in health and disease”, que vai ser proferida pelo docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, Cláudio Franco.

Às 15h40, o entrepreneur-in-residence da Venture Accelerator Lab na Novo Holdings, Rodrigo Santos, vai apresentar a palestra “A futurist mindset for innovative action”.

Relativamente a este encontro, Luís Pereira de Almeida sublinha que “no encontro vamos ter oportunidade de ouvir e discutir um leque variado de comunicações, uma montra do que de melhor se faz na biomedicina e biotecnologia no CIBB, e no nosso país. A reunião anual é uma oportunidade para investigadores do CIBB se reunirem a discutir ciência e para celebrarem os sucessos deste ano que está a terminar, mas também para inspirar novas ideias e colaborações científicas para o próximo ano. A Reunião Anual do CIBB é uma celebração da ciência, colaboração e comunidade científica da UC”.

Mais informações sobre o Encontro CIBB 2023, nomeadamente sobre os oradores e outros detalhes do programa, estão disponíveis aqui.