Nova direção quer “consolidar e afirmar” a FPCEUC nacional e internacionalmente

Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão tomou posse a 16 de setembro.

16 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Na cerimónia em que sucede a António Gomes Ferreira, Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão falou dos pilares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e quais os principais rumos que pretende para o biénio que agora arranca, “com inovação e escalamento nas parcerias e redes estratégicas, para que possamos não só atingir como ultrapassar as metas estipuladas no plano estratégico e de ação definido para o quadriénio”.

“A visão final é só uma”, revelou a diretora: “consolidar a afirmação nacional e internacional da FPCEUC, nomeadamente no espaço europeu de Ensino Superior, aumentando o número de estudantes, captando novos públicos e incrementando a oferta formativa, obtendo mais financiamento competitivo, sobretudo de âmbito europeu, e redimensionando as redes nacionais e internacionais de investigação, alargando ainda a sua participação e liderança em projetos de raiz e organização comunitária”.

“A Faculdade cresceu imenso e de forma sustentada”, sublinhou Amílcar Falcão. O Reitor da UC acrescentou que, enquanto faculdade “foi das que mais cresceu, ao longo dos anos, na investigação, ensino, oferta pedagógica e colaboração institucional”. “A evolução que a faculdade teve, a vários níveis, foi absolutamente fenomenal” destaca Amílcar Falcão.

Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão realçou ainda o “esforço constitucional que vai ser necessário existir com as obras de requalificação do edifício 2”. Para a responsável, a impossibilidade de existirem aulas no espaço durante um ano vai criar adversidade, no entanto, os resultados vão “expandir as razões de atratividade da FPCEUC”.

As obras, previstas para terem início no segundo semestre, são “um investimento interno, suportado na totalidade pela UC” no valor de cerca de 1 milhão e meio de euros”, revelou Amílcar Falcão. “Acredito que não são suficientes, mas serão certamente melhores [instalações] do que as que temos agora” sublinhou Amílcar Falcão, recordando o esforço que a UC tem vindo a desenvolver nas várias faculdades neste âmbito.

Veja a cerimónia na íntegra aqui:

Marta Costa e Karine Paniza