Novos estudantes convidados a adotar e cuidar de uma planta durante o ano

UC.Plantas é uma iniciativa para a promoção da biodiversidade e de recuperação das florestas nacionais, dando boas vindas aos alunos do 1.º ano, de forma sustentável.

20 setembro, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Universidade de Coimbra (UC) recebeu os novos estudantes no Jardim Botânico (JBUC) com a segunda edição do projeto UC.Plantas. “É uma iniciativa que tem a ver com a sustentabilidade da nossa terra, o que é algo que é manifestamente função da UC também”, afirmou o reitor da UC, João Gabriel Silva. “Tentamos juntar as componentes, contribuindo para o nosso planeta”, sublinhou o reitor da UC.

Ana Raquel, estudante do primeiro ano da Faculdade de Farmácia acha que é uma “iniciativa muito gira por parte da Universidade de Coimbra”. Após recolherem as plantas que adotaram, também Sara, do mesmo curso, considera o “gesto muito bonito”. A estudante acrescenta que o projeto UC.Plantas “é uma forma de repor o estrago que foi feito ao nível ambiental mas também ao nível emocional”.

A mesma ideia é partilhada por Miguel. O estudante do primeiro ano da Faculdade de Medicina sublinha que, “sendo parte do projeto de reflorestação da floresta portuguesa, por causa dos incêndios”, o UC.Plantas é “interessante”. “Todos nós podemos fazer a nossa parte”, acrescenta.

“O facto de, este ano, aparecerem mais estudantes é positivo”, refere João Gabriel Silva. Para o reitor da UC, “significa que a iniciativa foi bem acolhida”. O responsável considera que a “grande colaboração dos núcleos de estudantes” foi também decisiva para o sucesso do projeto UC.Plantas.

Receção novos estudantes 2018/2019

O ano passado, foram entregues cerca de 500 plantas, revelou o diretor do Jardim Botânico da UC, António Gouveia. Um número que o responsável gostava de ver duplicado este ano. No projeto, a “planta acompanha o crescimento dos nossos estudantes”, afirma o responsável. “Há a questão da integração, mas também a ideia da cidadania ambiental”, acredita António Gouveia. Para o diretor do JBUC o UC.Plantas envolve não apenas “ter uma planta, cuidar dela e percebê-la mas também estar atento à preservação do mundo ambiente”.

Do curso de Relações Internacionais, da Faculdade de Economia da UC, tanto Joana como Guilherme tinham as suas plantas prontas para levar para casa. Quando questionados sobre o porquê de aderir à iniciativa UC.Plantas, o interesse de Joana foi despertado logo na sessão de boas-vindas. “Um dia, mais tarde, vou gostar de recordar a minha planta e recordar o meu tempo na universidade”, afirma. “Achei um projeto diferente e dá para perceber que é um bom projeto, por estar aqui tanta gente”.

Já Guilherme, diretamente do Brasil e ainda a adaptar-se, achou “bom ter um pedaço da flora local para ajudar a conectar mais com o País”.

Marta Costa