"O Jardim vai à Escola": Balanço positivo exige continuidade

Iniciativa, lançada no âmbito das comemorações dos 250 anos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, terminou esta sexta-feira na EB1 Solum Sul

JJ
JBUC
16 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

Foi em janeiro de 2022 que teve início o programa “O Jardim vai à Escola”, na EB1 de Almalaguês, no âmbito das comemorações dos 250 anos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

No balanço de hoje, na EB1 Solum Sul, o sucesso da iniciativa foi assegurado por Teresa Girão, diretora do JBUC, ao conseguir dar a conhecer o Jardim, as suas histórias e coleções, cheiros e cores, a todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Coimbra. Foram abrangidas 54 escolas, 118 turmas e 2243 alunos. Teresa Girão referiu a importância da colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, neste programa que pretende “dar a conhecer o Jardim Botânico e o seu serviço educativo", sem esquecer “o apreço pela natureza e importância da proteção da biodiversidade”, salientando que novos projetos com escolas estão já a ser preparados e planeados para o próximo ano letivo.

Para Ana Cortez Vaz, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, este desafio lançado pelo Jardim Botânico foi importante não só por “incutir nas crianças o gosto pela natureza”, mas também por dar a conhecer aos alunos este magnífico espaço da cidade que muito ainda não conheciam.

Este programa foi desenvolvido ao abrigo do Contrato de Cooperação Interadministrativa sobre o Jardim Botânico, entre a Universidade de Coimbra e o Município de Coimbra.