Nuno Severiano Teixeira no “Dia da Europa” da FEUC e FLUC

A iniciativa decorre na Sala Keynes da FEUC, pelas 14h30, no próximo dia 9 de maio.

FF
FEUC
05 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) assinalam conjuntamente o Dia da Europa, no próximo dia 9 de maio. A iniciativa decorre na Sala Keynes da FEUC, pelas 14h30, e tem como convidado Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, FCSH-UNL e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), tendo igualmente sido Ministro da Administração Interna (XIV Governo Constitucional) e vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Numa conferência intitulada “A guerra da Ucrânia e a segurança europeia”, Nuno Severiano Teixeira debate um tema de grande atualidade que se inscreve na sua experiência académica e vai ao encontro das agendas de ensino e investigação desenvolvidas nas unidades orgânicas da Universidade de Coimbra.

O “Dia da Europa” é celebrado anualmente nesta data como forma de marcar o aniversário da “Declaração Schuman” de 1950, momento em que Robert Schuman avançou a proposta de criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que mais tarde veio a consolidar-se na atual União Europeia. Assente em princípios de paz e solidariedade, esta era uma nova forma de cooperação política na Europa que pretendia evitar um novo grande conflito armado em solo europeu, após duas grandes guerras mundiais. No contexto atual de regresso da guerra à Europa, esta conferência marca a importância desta reflexão, neste dia simbólico.

A iniciativa conjunta da FEUC e da FLUC e o tema da conferência, além de reforçar as dinâmicas de cooperação entre as duas faculdades, vai ao encontro de conteúdos de ensino ministrados nas várias áreas do saber que compõem a oferta formativa da FEUC e da FLUC bem como da experiência de investigação aí desenvolvida nos domínios da paz, segurança e direitos humanos à escala nacional e internacional.

Os diretores de ambas as Faculdades, Álvaro Garrido, diretor da FEUC, e Albano Figueiredo, diretor da FLUC, intervêm igualmente na sessão, respetivamente na abertura e no encerramento.