“O meu cérebro é mais vasto do que o Universo...” assinala Dia Mundial do Cérebro na Universidade de Coimbra

Efeméride é celebrada a 22 de julho, a partir das 15h30, no Colégio da Trindade, num evento com entrada gratuita.

Ana Bartolomeu
20 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) acolhe, na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, uma iniciativa que celebra o Dia Mundial do Cérebro.

Sob o mote “O meu cérebro é mais vasto do que o Universo...”, o evento vai reunir, no Colégio da Trindade da UC, investigadores da área para abordar recentes descobertas sobre o órgão mais complexo do ser humano.

A sessão de abertura começa pelas 15h30 e vai estar a cargo do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e do Presidente da Direção do Conselho Português para o Cérebro, António Freire Gonçalves.

A partir das 15h40, o cérebro e a criança e a relação do cérebro com as memórias e com as emoções vão ser os temas em debate. O painel vai ser moderado por Luís Almeida, presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC e docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e por Isabel Luzeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia. A sessão vai contar com a participação de Mónica Vasconcelos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, de João Marques Teixeira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e de Ana Rita Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

O encerramento vai estar a cargo de Ana Cristina Rego, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e docente da Faculdade de Medicina da UC, e de José Pedro Figueiredo, Pró-reitor da UC para a Saúde e Bioética. A iniciativa encerra com a atuação da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

O Dia Mundial do Cérebro é uma efeméride instituída pela World Federation of Neurology, que visa alertar para as grandes questões do cérebro.

O evento é organizado pelo Conselho Português para o Cérebro, com o apoio da Universidade de Coimbra, e tem entrada livre.