ON-BOARD: na luta contra o abandono escolar

Universidade de Coimbra lança projeto para promover o sucesso académico e combater o abandono do Ensino Superior.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
19 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

É a partir de uma abordagem integrada e multidimensional que surge o ON-BOARD, um projeto da Universidade de Coimbra (UC) para combater os fenómenos do insucesso escolar e do abandono do Ensino Superior.

“As taxas de conclusão de estudos superiores, dentro do tempo previsto, são relativamente baixas”, admite a Vice-reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque, recordando os números divulgados pelo relatório "Education at a Glance 2022" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Em Portugal, “apenas 39% dos estudantes do 1.º ciclo concluem os respetivos cursos dentro do prazo”, referiu Cristina Albuquerque, “um panorama que precisa de ser compreendido e alterado”.

Composto por sete atividades, o ON-BOARD está centrado em processos de tutoria (pessoal e digital) para estudantes e docentes e na transformação das condições organizacionais e de desempenho académico universitário. Além da recolha e análise de dados para identificar padrões preditivos de abandono escolar, o projeto integra ferramentas tecnológicas de ensino adaptativo e acompanhamento personalizado aos estudantes. O bem-estar e a saúde mental são também tidos em conta, através da promoção de técnicas de gestão de stress e ansiedade junto de estudantes e professores.

Eis o que pode fazer:

O ON-BOARD é “fundamental para diminuirmos o abandono escolar”, considera o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “O processo deve ser coletivo, todos devemos querer estar envolvidos”, afirma, num apelo que deixa a toda a comunidade UC. Amílcar Falcão acredita que as ferramentas disponibilizadas pelo ON-BOARD vão ajudar a uma mudança de “mentalidade” no Ensino Superior. “A nossa zona de conforto tem de ser adaptada”, defende, “espero que possamos sair de uma zona de conforto para uma zona de maior conforto ainda”, conclui.

O projeto é financiado em cerca de meio milhão de euros pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH).