Student Hub da Universidade de Coimbra: dois anos de existência, mais de 100 mil utilizadores

O Student Hub desenvolveu, neste segundo ano, três novos projetos ligados à área da captação e formação de jovens e adultos: a Semana Aberta, o EdTech Summit e ainda a Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes.

13 outubro, 2023≈ 4 mins de leitura

O Student Hub (SH) comemora hoje, dia 13 de outubro, o seu segundo aniversário. Até à data, conta com mais de 100 mil utilizadores e assinala, dessa forma, um crescimento de 232%. O crescimento significativo do número de utilizadores atesta a pertinência do SH na comunidade académica.

Como afirma a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (UC), Cristina Albuquerque, responsável pelo Student Hub, “o projeto concretiza, não apenas uma nova forma de prestar serviços, de modo integrado, eficaz e sustentável, aos candidatos, requerentes e estudantes da UC, mas também, espaços de interação, de mediação - entre pares, com a comunidade, com escolas e organizações e com o mercado de trabalho - e de criatividade, para ousar pensar, dizer e fazer diferente". A responsável acrescenta ainda que "profundamente enraizado nos valores essenciais da qualidade na prestação de serviço público e no respeito pelas pessoas, o Student Hub constitui-se como um espaço em co-construção permanente e de abertura à inovação social e pedagógica, de estímulo à diversificação de competências e valorização de percursos, por via da criação de programas de voluntariado, projetos disruptivos de ligação cívica/territorial e iniciativas colaborativas com impacto social. O aumento exponencial do número de utilizadores e os níveis de satisfação que manifestam são a prova inequívoca de que o projeto está a conseguir atingir os seus propósitos”.

O Student Hub desenvolveu, neste segundo ano de existência, três novos projetos ligados à área da captação e formação de jovens e adultos – um dos pilares do SH - tais como a Semana Aberta, com cerca de mil participantes, o EdTech Summit, com 350 participantes, e ainda a Semana de Acolhimento e Integração que contabilizou 11 mil participantes. A 1 de junho de 2023 o Student Hub deu um novo passo e integrou a área do empreendedorismo de capacitação que vai permitir agregar este serviço de apoio ao estudante.

A coordenadora do Student Hub, Ana Rita Querido, destaca o compromisso em agregar num só serviço todas as áreas inerentes ao desenvolvimento do estudante da UC, que se inicia antes da entrada do mesmo na UC, com as ações dedicadas ao público pré-universitário, até ao seu ingresso no mercado de trabalho. Das novas iniciativas destaca-se, por exemplo, o regresso da Feira de Emprego a 24 e 25 de novembro, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário, e o lançamento, em breve, da 12.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio ARRISCA C.

Quem visita o espaço do SH conta com uma estrutura que agrega num só local os serviços de atendimento da Gestão Académica, Tesouraria, Relações Internacionais, Serviços de Ação Social, Alojamento – Regime Internacionais, Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Empregabilidade. O SH inclui ainda diversos espaços que podem ser reservados pela comunidade académica, para reuniões ou eventos, como o Laboratório de Design Thinking, a Sala de Vídeo Conferências, a Academia de Criadores, entre outros.