Projeto da Universidade de Coimbra para a promoção da cidadania ativa envolveu mais de 36 000 jovens

O UC Social foi lançado para contribuir para o aumento das práticas de cidadania ativa entre os jovens e, em simultâneo, dar resposta a necessidades das instituições solidárias de Coimbra, através de projetos de empreendedorismo social capazes de trazer ideias inovadoras, eficazes e sustentáveis.

03 julho, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Decorreu na passada sexta-feira, dia 30 de junho, o evento de encerramento do UC Social, projeto criado pela Universidade de Coimbra (UC) para contribuir para o aumento das práticas de cidadania ativa entre os jovens e, em simultâneo, dar resposta a necessidades das instituições solidárias de Coimbra, através de projetos de empreendedorismo social capazes de trazer ideias inovadoras, eficazes e sustentáveis. A iniciativa, que decorreu entre 2021 e 2023, levou mais de 36 000 jovens a aumentar as suas práticas de cidadania ativa, muito acima da meta inicialmente prevista pelo projeto de promover o envolvimento de 16 875 jovens.

«Trabalhar o UC Social pré-pandemia, passar pela pandemia e conseguir ultrapassar os objetivos inicialmente previstos foi algo que muito satisfez a UC e o consórcio do qual a UC faz parte com a AAC e o Santander», referiu o Pró-Reitor da UC para a Relação com as Empresas, Nuno Mendonça.

Apoiado pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, o UC Social possibilitou a prossecução de atividades já existentes na UC, como a Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo. Além disso, permitiu criar a UC Challenges for Global Sustainability, iniciativa que desafiou os estudantes – do ensino secundário e da UC – a conhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a desenvolver projetos com potencial de transformação e replicação. Já a atividade Social4aLife colocou alunos da UC a trabalhar em desafios sociais da comunidade apresentados por instituições sociais do município de Coimbra.

Para o Pró-Reitor da UC para a Inovação Pedagógica, Paulo Peixoto, é importante dar continuidade aos projetos e, ainda que se tenha assinalado «simbolicamente o términus do UC Social», o objetivo é «reforçar o espírito deste projeto», contribuindo, assim, para uma UC «mais solidária, mais empreendedora e mais competente na formação de estudantes enquanto cidadãos».

O Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Pedro Monteiro, realça “o facto de um estudante se construir constantemente e diariamente não só no âmbito curricular, mas também nas atividades extracurriculares que faz, a construção desportiva, cultural e, neste caso, a construção cívica e de cidadania que este projeto permite”.

O evento de encerramento serviu também para distinguir as várias organizações do terceiro setor envolvidas no projeto, como a Celium, a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Acreditar, a Cavalo Azul e a Fundação Madre Sacramento, e para ouvir testemunhos de estudantes envolvidos em diversas atividades promovidas no âmbito do UC Social.