Palestra sobre “Envelhecimento” no Rómulo

21 outubro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

No próximo dia 25 de outubro, terça-feira, pelas 18 horas, o Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, recebe a palestra “Envelhecimento”, com Miguel Godinho Ferreira, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Esta palestra encerra o ciclo “Fronteiras da Ciência”, coordenado por António Piedade e que se iniciou em janeiro de 2016.

A entrada é gratuita.

RESUMO:
“O progresso da medicina, da higiene e do saneamento básico são responsáveis pelo aumento da esperança média de vida no mundo moderno. No entanto, o aumento na incidência de doenças relacionadas com a idade, devido ao envelhecimento da população, tornou-se uma grande preocupação e um peso socioeconómico sério na nossa sociedade. Por conseguinte, existe uma necessidade urgente de melhor compreender os processos biológicos envolvidos no envelhecimento a fim de prologar também a saúde ao longo da nossa vida. Vários trabalhos sugerem que o encurtamento das extremidades dos cromossomas, ou seja, os telómeros, desempenham um papel crítico nas deficiências observadas durante o envelhecimento. Nesta palestra serão referidos os mais recentes avanços nesta área na perspectiva de um investigador de ciência fundamental.”