“Plantas, mitos, fabulações e realidade” no Rómulo

23 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Plantas, mitos, fabulações e realidade” é o nome da palestra que Jorge Paiva vai realizar no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A iniciativa realiza-se no dia 24 de março, pelas 18h, no Rómulo, localizado no Departamento de Física, piso 0.
A palestra insere-se no ciclo “À Luz da Ciência”, dinamizado pelo Bioquímico António Piedade, que decorre de fevereiro a junho de 2015.
A entrada é livre e aberta a todos os interessados.

plantas

Sobre a palestra:

“A nossa espécie utiliza plantas praticamente desde que apareceu na Terra. Quando se formou a nossa espécie, praticamente, a totalidade das outras espécies animais que hoje existem já habitavam o Globo Terrestre. Por isso, a espécie humana (Homo sapiens L.) aprendeu muito com a Natureza e com os outros animais. Assim, copiamos os outros animais na alimentação e, também, no uso de muitas das plantas medicinais que ainda hoje utilizamos.

Aliás, os mais primitivos antepassados humanos eram herbívoros, depois colectores e caçadores e, após a domesticação de animais e plantas, agricultores e pastores.

Além das plantas comestíveis que sempre utilizámos, conhecem-se documentos sobre plantas medicinais há mais de cinco mil anos. De facto, os atributos medicinais e comestíveis das plantas são conhecidos, estão documentados e registados por escrito há muitos séculos. Vários exemplos serão referidos nesta palestra.

Além de tudo isso, devido à enorme relevância das plantas na vida humana, existem muitos mitos relacionados com elas e com o seu uso. Nesta palestra, serão indicados exemplos sobre estes e outros aspectos relacionado com a utilização das plantas para os mais diferentes fins e propósitos, pela nossa espécie. ”

Consulte o facebook da iniciativa aqui.