Projeto Anos Incríveis arranca em vários Centros de Saúde do distrito de Coimbra a partir de fevereiro

O primeiro grupo da segunda fase do projeto arranca a 3 de fevereiro no Centro de Saúde de Celas.

19 janeiro, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Educar crianças não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é cada vez mais desafiante tanto para os pais como para os educadores. Principalmente na fase onde as crianças começam a explorar o mundo e testar os seus limites, e de todos ao redor. Com esse desafio em mente, um grupo de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) lança a segunda fase do projeto “Anos Incríveis na Promoção da Saúde Mental em Idade Pré-Escolar”.

“O grande objetivo do projeto é disseminar boas práticas parentais e educativas com crianças em idade pré-escolar”, explica a coordenadora do projeto. Maria João Seabra Santos adianta que se pretende ainda capacitar e ajudar os pais a “lidar com comportamentos um pouco mais desafiantes que são completamente normativos e próprios das crianças destas idades”. Depois de uma primeira fase do projeto, que consistiu na formação de técnicos que lidam com famílias e crianças em idade pré-escolar, os Anos Incríveis arrancam agora para a segunda fase. “Quer a nível do jardim de infância, como educadores de infância, quer também ao nível dos centros de saúde e de intervenção precoce, os técnicos formados vão pôr em prática as estratégias junto das famílias e das crianças”, refere Maria João Seabra, promovendo assim “um aumento dos comportamentos pró-sociais, dos comportamentos positivos de competências sociais e uma diminuição de comportamentos negativos”, destaca a coordenadora.

“Nós sabemos que nessa idade pré escolar é em si, particularmente desafiantes, onde os pais são confrontados com comportamentos que antes não existiam, pois as crianças nesta fase estão a testar os limites, a tentar perceber e explorar o mundo e atentar perceber até onde podem ir, e portanto, pode-se traduzir em comportamentos com os quais os pais não estão familiarizados.” finaliza Maria João Seabra Santos.

No próximo dia 3 de fevereiro, o Centro de Saúde de Celas, em Coimbra, recebe  a segunda fase do projeto “Anos Incríveis”. Uma dezena de famílias, com crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, vai trabalhar com grupos de pais no “fortalecimento das relações pais-filhos, aprender a lidar com comportamentos mais difíceis das crianças e com desafios universais que ser pai e mãe implicam e a apostar na promoção de competências sociais nas crianças”. Mas os “Anos Incríveis” vão chegar também aos Centros de Saúde de Santa Clara, São Martinho, Arganil, Lousã, Condeixa, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Penela e Montemor-o-Velho.

Esta fase do projeto destina-se não só pais com crianças com problemas mas a todos os pais de crianças nesta fase de crescimento. Por isso, se tiver na família uma criança que tem entre 3 e 6 anos de idade, inscreva-se em projetoanosincriveis15@gmail.com e participe. O programa Anos Incríveis é gratuito e as reuniões vão ser realizadas em horário pós-laboral,em vários Centros de Saúde do distrito de Coimbra e disponibiliza ainda um serviço de babysitting.

O projeto Anos Incríveis na Promoção da Saúde Mental em Idade Pré-escolar é financiado pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública (EEA Grants, “Iniciativas em Saúde Pública”).