Rede Portuguesa de Pensamento Crítico apresentada na Universidade de Coimbra

Crithinknet quer promover o pensamento crítico nas instituições de ensino superior, estimulando o desenvolvimento de estudantes participativos. Lançamento público decorre dia 19, no Student Hub.

RS
Rui Marques Simões
09 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) acolhe no dia 19 (sexta-feira) o lançamento público da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (Crithinknet), uma iniciativa que reúne mais de uma centena de docentes de 45 instituições de ensino superior nacionais públicas e privadas, com o objetivo de promover o pensamento crítico no ensino superior. A cerimónia de apresentação decorre a partir das 10h00, no Student Hub (edifício da Faculdade de Medicina, Pólo I da UC).

Liderada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Crithinknet quer promover o pensamento crítico nas instituições de ensino superior, estimulando o desenvolvimento de estudantes participativos, capazes de pensar e agir criticamente perante a realidade em que se inserem (seja a nível local, nacional ou global).

Após uma sessão de abertura (10h00), com a intervenção da Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, e de representantes da Direção Geral de Ensino Superior, da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o evento de lançamento inclui a apresentação da rede (10h30), por Caroline Dominguez, docente da UTAD; uma mesa-redonda (11h45), com a participação de Ronald Barnett, professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres, e de Cassie Hague, representante do projeto da OCDE “Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education”; e um workshop sobre pensamento crítico (14h30).

Os interessados em assistir presencialmente ao evento de lançamento da rede devem inscrever-se, até dia 15, neste link. Inscrições para assistir online (à transmissão por videoconferência da sessão da manhã) podem ser feitas, no mesmo endereço, até dia 18.