Rede Portuguesa de Pensamento Crítico junta 45 instituições de Ensino Superior

19 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

De Norte a Sul, até às ilhas, a Rede Portuguesa de Pensamento Crítico no Ensino Superior (CrithinkNet) quer desenvolver competências-chave que capacitem os estudantes para os desafios globais do século XXI. Em pleno Ano Europeu das Competências, esta Rede conta já com o envolvimento de mais de 130 docentes de 45 instituições públicas e privadas. A sessão de apresentação decorreu hoje, 19, na Universidade de Coimbra (UC).

“A Rede Portuguesa de Pensamento Crítico no Ensino Superior é uma iniciativa de grande relevo para a promoção de um ensino superior mais ancorado numa reflexão fundamentada sobre contextos, valores e aprendizagens; os eixos fundamentais de uma cidadania esclarecida e de uma ciência consequente. Foi por isso um gosto acolher, na Universidade de Coimbra, o lançamento da Rede, que será doravante certamente um referencial de transformação do Ensino Superior”, destaca a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da UC, Cristina Albuquerque.

Liderada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Rede quer promover o pensamento crítico nas instituições de Ensino Superior porque o atual contexto de mudanças aceleradas exige estudantes participativos, capazes de pensar e agir criticamente perante a realidade em que se inserem, seja a nível local, nacional ou global. Para tal, vai intensificar o trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver, promover atividades e recursos, proporcionar formação regular aos membros da Rede e organizar eventos como o Dia Interinstitucional do Pensamento Crítico.

Eis o que pode fazer:

“Para a UTAD e para todos os elementos da Rede, este dia é um marco importante para impulsionar a inovação pedagógica no sistema de Ensino Superior Português”, sublinha o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

Na sessão estiveram Ronald Barnett, professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres, e de Cassie Hague, representante do projeto da OCDE “Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education”, que trouxeram perspetivas globais que atestam a importância do pensamento crítico no contexto académico internacional.

A Rede Portuguesa de Pensamento Crítico no Ensino Superior conta, ainda, com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Foram também encetados contactos com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Esta aliança em prol do pensamento crítico nasceu na sequência do projeto Erasmus+ ‘Crithinkedu – Critical Thinking in the European Higher Education Curricula’e do projeto da OCDE "Fostering Critical and Creative Thinking in Higher Education", no qual participaram várias instituições de Ensino Superior portuguesas.