Repúblicas, espaços de múltiplos caminhos

Exposição é inaugurada a 27 de março, quarta-feira, na Real República Prá-Kys-Tão, a partir das 17 horas.

26 março, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Simone Silva

Refletir sobre a gestão do dia-a-dia da vida numa república, assim surge “Nunca Tantos Deveram A Tão Poucos”, um projeto documental sobre a vida comunitária. Momentos “de partilha de dor e superação e fadiga. De abraços, despedidas, lembranças mas principalmente, de amor, dedicação a algo maior”, conta a dinamizadora do evento, Sara Williams, que, durante vários meses, percorreu várias casas de estudantes de Coimbra e capturou, em vídeo e fotografia, o seu quotidiano. O resultado, “Repúblicas, Espaços de Múltiplos Caminhos”, pode ser visto, no âmbito da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a partir de 27 de março na Real República Prá-Kys-Tão a partir das 17 horas.

O objetivo inicial era captar de uma forma “mais crua, não filtrada, e sem romantizar, a vida numa república”, destaca Sara Williams. “Da captação de imagens das coisas mais básicas do dia-a-dia, com imagens de almoços e jantares, às reuniões de casa ou reuniões entre repúblicas”. Tudo para desmistificar “o que é isto de viver numa república”, conta. Para Sara Williams, Repúblicas, Espaços de Múltiplos Caminhos é uma forma de dar a conhecer a vivência em repúblicas porque a opinião de “um estudante que nunca viveu ou conheceu uma república por dentro, na maioria das vezes, é uma opinião muito ingénua, de quem nunca experimentou. Não é só festa, mas também tem festa,” afirma a dinamizadora.

“Aprendizagem e solidariedade e como é bom ter uma família. São estes os múltiplos caminhos de desenvolvimento pessoal e colectivo que tentámos capturar”, explica Sara Williams. “Tenho o plano de transformar essas imagens em um pequeno filme”, finaliza.

A exposição é inaugurada a 27 de março na Real República Prá Kys Tão.

Mais informações sobre o evento aqui.

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

Marta Costa e Karine Paniza