SASUC e Associação de Antigos Estudantes da Faculdade de Farmácia celebram parceria para a atribuição de bolsas

Vão ser atribuídas três bolsas a estudantes da FFUC concedidas por mecenas da área da Saúde.

RS
Rui Marques Simões
Maria Cano
12 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Associação de Antigos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (A2EF2.UC) celebraram hoje, 12 de dezembro, um acordo de parceria para a atribuição de bolsas de estudo a estudantes da Faculdade de Farmácia.

O apoio vai permitir a atribuição de três bolsas de mecenato neste ano letivo a estudantes que não tenham obtido bolsas de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior, mas tenham rendimentos abaixo de um determinado linear de carência.

As bolsas vão ser atribuídas a estudantes das Licenciaturas em Ciências Bioanalíticas e em Farmácia Biomédica, bem como do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, uma por cada curso.

O diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Fernando Ramos, frisou que a parceria “não seria possível sem as três empresas que se associam a estas bolsas de mecenato”, acrescentando que, “sendo simples, esta é a cerimónia mais importante a que alguma vez presidi”.

O Grupo Bluepharma; IGHS – International Group of Healthcare Services e Gameiros, Material Clínico são as empresas que apoiam as bolsas de mecenato.

O acordo foi celebrado pelo Administrador dos SASUC, Leonardo Vicente, e pelo Presidente da A2EF2.UC, Miguel Silvestre.

Leonardo Vicente indicou que é “imprescindível que estas iniciativas surjam para não deixar ninguém para trás” e acrescentou que a expectativa é que a parceria “seja de longa duração”.

Já Miguel Silvestre explicou que a A2EF2.UC tem um papel interventivo na comunidade académica ao nível do mérito e da responsabilidade social, onde se inclui esta parceria, através da promoção do “apoio a estudantes carenciados e a estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa”.

Os apoios vão ser atribuídos “em número e montante a definir pela A2EF2.UC, mediante a disponibilidade de verbas em cada ano letivo”, de acordo com o protocolo.

Durante a cerimónia, Miguel Silvestre revelou que a A2EF2.UC fechou “um protocolo com o Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC) para um serviço de mentoring”.

A cerimónia contou também com representantes das três empresas, a presidente do NEF/AAC e estudantes da FFUC.