SCUC 2023 - A Encomendação, pelo GEFAC

A performance do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra sobe ao palco do TAGV a 9 de março, pelas 21h30.

Ana Bartolomeu
06 março, 2023≈ 2 mins de leitura

Representar o purgatório através da dança, numa “abordagem ao movimento com uma linguagem poética e subjetiva”, assim é descrita “A Encomendação” pelo diretor artístico da performance, Cláudio Vidal.

Neste espetáculo do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), o purgatório é visto como um “estado mental.” Estar entre o céu e o inferno é uma “situação de crise onde nós vamos navegando”, explica Cláudio Vidal. Ao longo da performance procura-se “um equilibrio para não afundar” e, em simultâneo, “uma ascensão, uma tranquilidade.”

“A Encomendação” encontra o Horizonte na “paisagem interior” de cada ser humano. “A construção da nossa realidade perfaz o nosso horizonte, constituído por paisagens que nos habitam o corpo interiormente, que nos fazem ser mais brilhantes ou nos fazem chover por dentro”, conta o diretor artístico.

A performance sobe ao palco do TAGV a 9 de março, pelas 21h30. Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2023 em www.uc.pt/semanacultural

A Encomendação l Quinta-feira, 9 de março l 21h30 l Teatro Académico de Gil Vicente

O começo dos tempos chegou predizendo o seu fim. Mas nesse entretanto a que chamamos agora, antes e depois, vamos dando sentido às vidas para que se saiba que existimos. Por isso escolhemos caminhos, horizontes, no espaço entre o nascimento e a morte que é renascimento, afinal - ou não haveria razão para encomendações das almas (mesmo que a dor se revele no pranto das carpideiras ou em lamentação mais comum). É pelos mortos que os sinos dobram - é deles a voz, ainda que caiba aos vivos o anúncio dos renasceres.

Bilhetes disponíveis na bilheteira do TAGV.

Bilhete normal: 6 euros l Bilhete com desconto praticado pelo TAGV: 2 euros