SCUC 2023 - Tapeçarias no horizonte

Espetáculo multimédia realizou-se a 4 de março no Grémio Operário de Coimbra.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
06 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Os vários tules presos ao longo da sala formam telas onde vão sendo projetadas imagens, recortes sobrepostos que se movem lentamente ao sabor da música. O espetáculo multimédia Tapeçarias no Horizonte oferece uma experiência de imersão ao público que é convidado a estar sentado, deitado ou a vaguear pelo espaço durante o concerto.

O artista visual que levou o concerto ao Grémio Operário de Coimbra no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), Hugo Barbosa, explica que saltou "do conceito sonoro e visual, e alargámo-lo ao campo lumínico e espacial, ao fragmentar a superfície de projeção e a narrativa visual". Os ecrãs de tule "permitem ter a passagem da imagem, em diferentes camadas" oferecendo "uma presença e uma experiência um pouco diferente, onde o público se pode mover e obter diferentes ângulos e diferentes visões".

Eis o que pode fazer:

À música junta-se a videopintura por improvisação, uma técnica que, de acordo com Hugo Barbosa, implica a utilização de "desenhos digitais animados, com transparências e recortes entre eles, que se movem lentamente". O artista acredita que é possível ter, assim, "uma experiência de evolução e progressão, que ajuda o conceito hipnótico que está associado à música e ao ambiente imersivo" do espetáculo e que "se reforça com o espaço".

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2023 em www.uc.pt/semanacultural

Tapeçarias no Horizonte | Associação Cultural e Recreativa e Memória do Grémio Operário de Coimbra | espetáculo multimédia

Concerto em teclado qwerty/banda sonora para vídeopintura por improvisação em instrumento digital por Hugo Barbosa. Este artista visual está sediado em Barcelona e é considerado um dos pioneiros de VJ (abreviação de vídeo jockey), a denominação dada às práticas artísticas relacionadas com a performance visual em tempo real. Hugo Barbosa enquanto artista vídeo trabalhou sobre os conceitos experimentais do Video-Painting (1989-91) e do Video-Jamming (1995-99). Como VJ Residente no Lux-Frágil, em Lisboa (1999-2006), teve o privilégio de trabalhar com alguns dos nomes fundamentais do Djaying nacional e internacional.