SCUC 2023 - TEUC apresenta Rei Ubo

Rei Ubo estreia a 13 de março, pelas 21h30, no Teatro de Bolso do TEUC. A peça fica em cena até dia 18 de março.

AB
Ana Bartolomeu
10 março, 2023≈ 2 mins de leitura

Apesar de ter sido escrita em 1888 por Alfred Jarry, a peça Rei Ubo é “muito moderna e descontraída”, explica Cristina Valente Grimaldi, presidente do Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC).

“Inovar um clássico recente mas com a proposta de trazer algo novo e fresco” é a garantia do TEUC, numa performance que estreia a 13 de março e se mantém no palco do Teatro de Bolso até dia 18, integrada na XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Na época, a peça foi considerada “revolucionária, foi a quebra de um horizonte”. Agora, num contexto "TEUCiano", Rei Ubo traz um “novo teatro horizontal, livre amarras convencionais, de preconceitos e de paradigamas”. “Está no nosso próprio carácter propor um teatro livre”, lembra Cristina Valente Grimaldi, o TEUC é “um verdadeiro laboratório onde, a partir de um texto riquíssimo, fazemos justamente uma experiência.”

Durante cerca de 75 minutos, o público será levado “numa verdadeira gincana” para celebrar “esse novo horizonte” proposto pelo TEUC, numa tentativa de reforçar os laços entre o Teatro Universitário, a Universidade e a sociedade em geral.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2023 em www.uc.pt/semanacultural

Rei Ubo l Segunda-feira, 13 de março l 21h30 l Teatro de Bolso do TEUC

Em 2023, o TEUC traz aos palcos a revolucionária obra de Alfred Jarry, "Rei Ubo". No contexto da superação do Horizonte, apresentamos um espetáculo enquanto grito à imaginação que trespassa o manto do "real", daquilo que parece agora intransponível. Com esta nova produção, o Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra visa romper com o pré estabelecido e propor um novo teatro horizontal, livre de amarras e despido de convenções, um teatro que vá além.

Para o Teatro não há fim do horizonte, e para o TEUC menos ainda. Somos um espaço de jogo que permite, tal como Jarry se permitiu, ser cientistas de “soluções imaginárias” e partilhar com o público uma realidade tão arbitrária e excecional como a do nosso dia a dia. Uma realidade liberta. O mesmo teatro que há décadas adapta clássicos como os de Sófocles e Eurípides, agora abre as suas portas ao testemunho de um Jarry repaginado, um “Ubu” TEUCiano. Repete nos dias 14 a 18 de março às 21h.

Reservas para teuc.teatro@gmail.com l Bilhete: 3 euros