SCUC 2023 - “Todas as formas de artes ampliam os nossos Horizontes" - Maria Helena Andrade apresenta Miscelânea Brasileira

Recital de piano acontece a 15 de março, pelas 17h30, na Casa Museu Bissaya Barreto.

KP
Karine Paniza
15 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

A melodia do piano vai ecoar na Casa Museu Bissaya Barreto. Um recital dedicado a obras que ilustram a diversidade da música brasileira, pelas mãos da pianista Maria Helena Andrade e evidenciam o tema da XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Horizontes.

“Todas as formas de artes ampliam os nossos horizontes como seres humanos. Não existe vida sem arte, desde a época das cavernas”, ressalta a pianista, Maria Helena Andrade. “No caso específico do meu recital, há uma troca: trago-lhes a música brasileira, que é uma miscelânea de ricas influências estrangeiras, inclusive portuguesa, e nativas, e levo a força da cultura e do povo lusitano”.

O espetáculo vai contar com obras de Villa-Lobos como: o prelúdio das "Bachianas Brasileiras", "Saudades das Selvas Brasileiras", "Passa, passa gavião", que faz parte da coleção das cirandas entre muitos outros temas. Vão ser ainda interpretadas peças de Osvaldo Lacerda, Waldemar Henrique, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Zequinha de Abreu. A pianista espera que o público se sinta "tocado pela variedade e beleza da música brasileira”.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2023 em www.uc.pt/semanacultural

Miscelânea Brasileira, Recital de Piano | 15 de março | 17h30 | Casa Museu Bissaya Barreto

Recital dedicado a obras que ilustram a diversidade da música brasileira para piano, com o seu sincretismo e criatividade. Alia a força e magia da Amazónia ao seresteiro pungente, o lirismo romântico ao ritmo vigoroso, a divagação ao brilho e a introspeção à descontração, num painel sonoro sedutor.

Recital inserido no programa internacional da MÚSICA no MUSEU.

Lugares Limitados | Reservas para: jorge.graca@uc.pt