SCUC 2023 - Voltar no Tempo na Casa Museu Elysio de Moura

Espetáculo de dança é gratuito e acontece a 11 de março pelas 16 horas na Casa-Museu Elysio de Moura. Os lugares são limitados.

Marta Costa
07 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

Voltar No Tempo é um espetáculo performativo de dança contemporânea. É a proposta da Casa-Museu Elysio de Moura - Casa de Infância Doutor Elysio de Moura para a Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC) chega a 11 de março, sábado, pelas 16 horas. Um evento que quer envolver tanto a comunidade da Casa como a comunidade local, explica o diretor da Casa-Museu, Milton Dias Pacheco.

O espetáculo surgiu a partir da obra Traços de Agora, editada em 1933, da autora Maria Elisa. A obra reúne "pequenos textos poéticos dedicados a Elysio de Moura e Celestina Salgado Zenha" e faz referência "às suas meninas". E são também "as meninas que estão entusiasmadas" porque poderão ter a oportunidade de participar no espetáculo da Semana Cultural. O projeto vai percorrer as salas da Casa-Museu, levando o público a conhecer os espaços. De acordo com Milton Dias Pacheco, o "especial propósito [do evento] é promover também a Casa-Museu, e é nessa dinâmica, com a dança contemporânea, que este projeto tem um espaço priveligiado".

Pretende-se "evocar o passado, pegando a memória dos grandes patronos da Casa e explorar essas dinâmicas", acrescenta o diretor. "Evocar o passado e olhar para o futuro, pois o trabalho que temos levado a cabo é para continuar a missão, acolher meninas, providenciar melhor alojamento e melhor educação", acredita Milton Dias Pacheco. Para o público, o responsável deseja que levem do espetáculo o sentimento de que a Casa-Museu é "uma casa dinâmica". Ao mesmo tempo, "perpetuar a memória do trabalho e da instituição" de Elysio de Moura e de Celestina Salgado Zenha.

O projeto Voltar No Tempo surge em colaboração com a associação Flic-Flac e o apoio da coreógrafa Ana Figueiredo. O espetáculo tem entrada gratuita e as reservas devem ser feitas para o email cmelysiodemoura@gmail.com

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2023 em www.uc.pt/semanacultural

Voltar no Tempo | Casa-Museu Elysio de Moura (Colégio de Santo António da Pedreira) | Sábado 11 de março | 16 horas

Nos itinerários da memória dos principais patronos e benfeitores da Casa da Infância Doutor Elysio de Moura, em Coimbra – o Doutor Elysio de Moura e a D. Celestina Salgado Zenha –, encontram-se objetos pessoais de um quotidiano passado que espelham sensações, desencadeiam emoções e expressam afetos. Para viajar no horizonte temporal recorrerse-á aos espaços íntimos da sua antiga residência – a Casa-Museu Elysio de Moura – transformado-a em palco privilegiado para a materialização incorpórea dos sentimentos expressos através de uma performance de dança contemporânea.

Lugares Limitados | Reservas para cmelysiodemoura@gmail.com