Seis milhões de euros do Horizonte Europa vão financiar projetos de investigação liderados pela Universidade de Coimbra

A UC destaca-se nesta call do Cluster 2: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva como a instituição nacional com mais projetos aprovados, liderando dois e participando em outros dois projetos financiados.

CR
Catarina Ribeiro
28 dezembro, 2023≈ 5 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) vai liderar dois projetos de investigação financiados pelo Horizonte Europa, que conquistaram, em conjunto, cerca de 6 milhões de euros no âmbito do Cluster 2: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva do programa de financiamento da União Europeia. A UC destaca-se nesta call como a instituição nacional com mais projetos aprovados, liderando dois e participando em outros dois projetos financiados.

Vai liderar dois projetos: o Confidently Changing Colonial Heritage (CONCILIARE), coordenado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC), financiado com mais de 2,7 milhões de euros; e o Creating an Inclusive European Citizens' Assembly (EU-CIEMBLY), com coordenação do Instituto Jurídico (IJ) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e com financiamento de cerca de 3 milhões.

O CONCILIARE vai “estudar as representações e reações de cidadãos europeus às mudanças no património cultural colonial em quatro domínios diferentes: manuais escolares, espaços públicos (como estátuas e nomes de ruas), museus, tradições e bens culturais”, explica o docente da FPCEUC e coordenador do projeto, Joaquim Pires Valentim. “Na Europa, as mudanças no património cultural colonial têm estado associadas a tensões e conflitos nas relações entre grupos e a uma perceção de ameaça às representações da identidade europeia. Um conhecimento aprofundado sobre estes processos é fundamental para encontrar soluções nestes domínios, baseadas em evidência empírica”, acrescenta.

É com o objetivo de introduzir novas formas de participação e de deliberação dos cidadãos na vida política da União Europeia (UE) que vai ser desenvolvido o projeto EU-CIEMBLY. “Com este projeto, pretendemos proceder ao desenho de uma nova ferramenta de participação na UE, não apenas do ponto de vista teórico, mas colocando em marcha assembleias-piloto, que permitam formular recomendações jurídicas e políticas relevantes no domínio da participação dos cidadãos”, explica a investigadora do IJ e coordenadora do projeto, Dulce Lopes. O protótipo de assembleia que o projeto quer criar “terá características que permitam a transferência deste protótipo para os níveis nacional e local dos Estados-Membros da UE”, elucida a também docente da FDUC.

“Tendo em conta a extrema competitividade do programa Horizonte Europa, estamos perante mais um excelente resultado da Universidade de Coimbra, reforçando o desempenho da nossa comunidade na captação de financiamento competitivo ao liderar dois ambiciosos projetos e participando em mais dois”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Um dos projetos em que a Universidade de Coimbra participa intitula-se RESTORY – Recovering Past Stories for the Future: A Synergistic Approach to Textual and Oral Heritage of Small Communities, liderado pela Universidade de Babeș-Bolyai de Cluj-Napoca (Roménia) e coordenado na UC pela investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura, Maria Amélia Campos. "O projeto centra-se no estudo do passado de pequenas comunidades, com o objetivo de analisar estratégias de gestão de recursos humanos e materiais, para fornecer ao presente exemplos de desenvolvimento sustentável", contextualiza a investigadora.

PROTEMO project - Emotional dynamics of protective policies in an age of insecurity é o outro projeto financiado que conta com a colaboração da Universidade de Coimbra, sendo liderado pela Universitat Des Saarlandes (Alemanha), e coordenado na UC pela docente da FPCEUC, Lisete Mónico. "É um projeto de investigação que pretende abordar a dinâmica emocional das políticas de proteção social, estudando a forma como os atores políticos compreendem e influenciam as necessidades emocionais de cidadãos/ãs (e não cidadãos/ãs) e como isso se manifesta no processo político". Os resultados do PROTEMO levarão a uma melhor elaboração e comunicação de políticas da UE baseadas em evidências", explica Lisete Mónico. O kick-off meeting do projeto vai decorrer de 20 a 22 de janeiro na FPCEUC, contando com a presença de elementos das oito instituições parceiras do projeto.

De recordar que o Cluster 2: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva do Horizonte Europa financia projetos de investigação e inovação em três níveis: democracia e governança; património cultural e indústria cultural e criativa; e transformações sociais.