Seminário Internacional na FPCEUC debate Direitos Humanos e Formação em Serviço Social

19 outubro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Direitos Humanos e Formação em Serviço Social: Desafios e Perspetivas” é o tema do Seminário Internacional que vai realizar-se, na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, na Universidade de Coimbra (UC).

Promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, em parceria com a European Association of Schools of Social Work (EASSW), o seminário tem como objeto central de análise a questão dos Direitos Humanos e visa constituir-se como um fórum de debate crítico e prospetivo sobre a sua importância no projeto ético e político do Serviço Social, explorando os desafios e as perspetivas nas sociedades contemporâneas.

Segundo a organização, «os Direitos Humanos estão na base da construção de uma agenda ética renovada, inapropriável por qualquer área científica, transversal na abordagem dos processos de intervenção social e adequada aos desideratos da construção de uma sociedade socialmente mais humana, justa e equitativa que orienta o Serviço Social».

Por isso, sublinham os promotores, «o tema ganha relevância quando, em consonância com as preocupações da EASSW, o debate se centra sobre o lugar que ele ocupa na consolidação do conhecimento e o seu impacto na formação, investigação e práticas em Serviço Social».

A Europa e as novas questões sobre os Direitos Humanos, as potencialidades e limites dos Direitos Humanos na atualidade e a investigação em Serviço Social e Direitos Humanos são alguns dos temas que vão estar em debate, com a participação de académicos, profissionais e investigadores, nacionais e internacionais.

O programa completo por ser consultado aqui.

direitoshumanosformacaoss