Seminário que pretende sensibilizar para a importância da alimentação sustentável e cultivo de cogumelos e substratos decorre esta semana

A iniciativa "Cogumelos do 'Prado ao Prato'", promovida pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, decorre na próxima quinta-feira, no Grande Hotel do Luso. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas .

Cc
Catarina Ribeiro c/CNC-UC
27 novembro, 2023≈ 4 mins de leitura

O seminário começa pelas 9h30 e vai contar com a presença de várias entidades e empresas regionais e nacionais.

© DR

Na próxima quinta-feira, 30 de novembro, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) vai dinamizar o seminário Cogumelos do 'Prado ao Prato', no âmbito do projeto de investigação Cogumelos do ‘Prado ao Prato’: do tratamento de doenças do metabolismo a dieta saudável sustentável a partir da valorização de recursos agroflorestais, liderado pela Universidade de Coimbra (UC) e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O evento vai decorrer no Grande Hotel do Luso, a partir das 9h30, sendo gratuito e aberto a toda a comunidade. A iniciativa “procura atrair produtores de cogumelos e substratos e todos produtores do setor florestal e agrícola interessados neste tema, mas também todo o público, uma vez que o projeto passa por sensibilizar para a produção integrada de cogumelos e o contributo destes superalimentos para um padrão alimentar saudável e sustentável, entre outros aspetos”, explica a investigadora do CNC-UC e líder do projeto, Anabela Marisa Azul.

Vão participar na iniciativa, que vai decorrer até às 18h15, várias entidades e empresas regionais e nacionais, cuja missão se alinha com a sustentabilidade nos setores agrícola e ambiental, assim como com a promoção da saúde.

Nos dias seguintes, 1 e 2 de dezembro, vão decorrer passeios micológicos, na Serra do Bussaco (dia 1), e na zona da Gândara (dia 2), como convite à descoberta da diversidade de cogumelos silvestres associada a diferentes características e usos do solo, e a desmistificar temáticas relacionadas com a sua toxicidade. “Os fungos são parte do microbioma do solo, é muito importante dar a conhecer os seus benefícios na produção agrícola e florestal e equilíbrios do ponto de vista ecológico, e valias de alguns deles na alimentação e saúde”, refere a investigadora da UC. O seminário e os passeios integram a programação do Biofestival de Outono, promovido pelo Centro Social e Cultural da Ferraria.

Este seminário “é a primeira de uma série de iniciativas do projeto de investigação, que convidam a refletir sobre a produção de cogumelos e de substratos em Portugal, a interação com o sector florestal e agrícola, e a inclusão e enquadramento dos cogumelos na dieta mediterrânica”, avança Anabela Marisa Azul. “Pretende-se que esta e outras atividades que decorrerão no âmbito do projeto sejam coincidentes com a época do ano com maior frutificação na natureza para melhor perceção do porquê desta abordagem holística sobre os contributos dos fungos”, acrescenta.

De recordar que o projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’, que vai estar em curso até 2025, pretende contribuir para a valorização de resíduos agrícolas e florestais no cultivo de cogumelos e substratos nacionais; a avaliação dos benefícios do consumo de cogumelos na diminuição do risco de obesidade, diabetes, inflamação, e melhoria do metabolismo celular; e a sensibilização sobre a valia dos cogumelos enquadrados num padrão alimentar saudável e sustentável, a partir da estreita colaboração com todos os sectores e atores relevantes e a sociedade.

As inscrições podem ser feitas em aqui. O programa está também disponível no referido endereço.