“Talento@DEI” vai distinguir os melhores alunos finalistas do Ensino Secundário do país

Departamento de Engenharia Informática lança programa que oferece Bolsas de Iniciação à Investigação Científica aos melhores alunos finalistas do Ensino Secundário em Portugal, nas áreas técnico-científicas

07 março, 2022≈ 3 mins de leitura

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de lançar o Talento@DEI, um programa que pretende distinguir os melhores alunos finalistas do Ensino Secundário em Portugal, nas áreas técnico-científicas.

Os alunos que forem admitidos neste novo Programa, e que se inscrevam numa das Licenciaturas ministradas no DEI, vão ter acesso a Bolsas de Iniciação à Investigação Científica. Cada bolsa corresponde a um valor de 486,12€ por mês, durante seis meses, e inclui ainda o pagamento das propinas relativas à frequência da Licenciatura durante a vigência da bolsa. As bolsas são renováveis em função do desempenho académico de cada bolseiro.

Segundo Paulo de Carvalho, docente e coordenador do “Talento@DEI”, este programa pretende “reconhecer o talento e o mérito, proporcionar aos talentos nacionais oportunidades exclusivas, envolvendo-os em atividades de investigação de elevado valor”.

Além das Bolsas de Iniciação à Investigação Científica, os alunos “Talento@DEI” vão ter cursos de formação exclusivos na área da informática, bem como o acompanhamento por parte de docentes e investigadores do DEI.

O Departamento de Engenharia Informática da FCTUC convida assim todas as Escolas Secundárias do país a proporem os seus melhores alunos (com média do 10º e 11º anos igual ou superior a 18 valores) nas áreas técnico-científicas. Os candidatos indicados pelas escolas serão avaliados por uma Comissão que integra os Coordenadores dos Cursos conferentes de grau do DEI.

A candidatura ao programa pode também ser efetuada diretamente pelos alunos finalistas que reúnam os requisitos necessários, através do endereço eletrónico: talento@dei.uc.pt.

Para dar a conhecer o programa Talento@DEI, vão decorrer duas sessões de apresentação, a 6 de abril, das 10h00 às 12h00, e a 18 de maio, das 14h30 às 16h30, em formato online. Mais informações estão disponíveis em www.dei.uc.pt/talento.