Todas as dimensões da Luz em colóquio

De 1 a 3 de outubro, no auditório da reitoria da UC. As inscrições já estão abertas.

05 agosto, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Uma forma interdisciplinar de ver e conhecer mais sobre a Luz para além das suas perspectivas fundamentais. Estão abertas as inscrições para o colóquio Visões da Luz, a realizar nos dias 1, 2 e 3 e outubro na Universidade de Coimbra (UC).

Diz Francisco Gil, da Comissão Organizadora do Colóquio Visões da Luz, que o nome tem uma origem especial: “provém de uma ideia de confronte entre as três perspectivas fundamentais”. “Tem a ver não apenas com a natureza da luz e o seu estudo científico, como o comportamento, propriedades e aplicações”, explica o responsável, “mas também é o que está por trás do pensamento humano, encaixando numa perspectiva filosófica”. Quanto à terceira base, Francisco Gil conta que, como “o Homem não pára por aqui”, também a luz ascende “a uma outra dimensão, uma dimensão transcendente”.

Neste contexto, “e aproveitando o Ano Internacional da Luz, conjugado com a oportunidade de comemoração dos 725 anos da UC e também o segundo ano da classificação como Património Mundial da UNESCO”, esta foi uma “ideia luminosa”. O objetivo é confrontar as várias áreas do saber, nos planos técnico, filosófico e cultural, continua Francisco Gil. Durante três dias, áreas como a física, química, geologia, imagiologia ou robótica associam-se a outras vertentes como a arte, história, psicologia ou a literatura. A ideia é “pôr em confronto e em diálogo todas estas vertentes”, explica um dos organizadores. “A explosão dos três motes essenciais” é o ponto de partida para chover “luz em todas as outras áreas”.

De forma complementar ao colóquio, a próxima edição da revista Rua Larga da UC, vai ser também dedicada às várias “Visões da Luz”. O colóquio integrará também o curso de formação acreditado “A Luz em perspectiva interdisciplinar” destinado a professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O programa do Colóquio Visões da Luz já é conhecido (consulte aqui). O evento realiza-se no auditório da reitoria da UC. As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas no sítio de apoio ao colóquio e os respetivos pagamentos diretamente na Loja Virtual UC  (de acordo com os valores da tabela).  Alunos e professores da Universidade de Coimbra, assim como participantes inscritos no curso de formação acreditado estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.