Trânsito de Mercúrio pode ser visto no Observatório

06 maio, 2016≈ 2 mins de leitura

O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, convidam a ver o trânsito de Mercúrio, segunda-feira, dia 9, a partir das 12h, até às 20h, nas instalações do Observatório, no alto de Santa Clara. Na mesma ocasião os visitantes terão a oferta de uma sessão de planetário.

O trânsito de Mercúrio, ou seja, a passagem do planeta Mercúrio à frente do Sol, é um fenómeno raro que acontece apenas 13 a 14 vezes por século. E só acontece nos meses de maio ou novembro.

Com telescópios equipados com filtro solar, na Cúpula Astronómica Fundação Calouste Gulbenkian, no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, ir-se-á seguir todo o evento, sendo uma atividade aberta a todo o público. O primeiro contacto de Mercúrio com o disco do Sol ocorrerá uns minutos após o meio-dia, e a saída, pelo outro lado, um pouco antes das 20 horas.

O astrónomo Kepler (1571–1630), aquele que descobriu que as órbitas do planetas eram elípticas, algo que Galileu (1465-1642) decidiu ignorar – provando assim que Galileu também se enganava –, previu pela primeira vez um trânsito de Mercúrio para 7 de novembro 1631, mas morreu um ano antes. Foi Pierre Gassendi (1592–1655) que o observou.

O próximo trânsito completo de Mercúrio que se poderá observar em Portugal só vai acontecer em 2032.