U-Multirank atribui nota máxima à UC nas áreas de Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização

30 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Já são conhecidos os resultados da segunda edição do U-Multirank, o ranking internacional de universidades publicado pela primeira vez em 2014.

A nível global, a Universidade de Coimbra (UC) tem novamente pontuação máxima (“muito bom”) em vários indicadores integrados nas áreas de Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização, confirmando assim a tendência positiva que tem registado neste e noutros rankings internacionais.

A UC obtém ainda classificação máxima em indicadores nas áreas específicas da Medicina, Psicologia e Ciências da Computação.

Para o vice-reitor da UC, Amílcar Falcão, “estes resultados significam que a universidade está a conseguir aparecer aos olhos do mundo como uma universidade mais forte.” (ver vídeo no fim do artigo).

Financiado pela União Europeia, o U-Multirank tem uma abordagem diferente dos atuais rankings internacionais de avaliação de desempenho das universidades. Trata-se de um ranking multidimensional que dispõe de uma ferramenta única que permite a comparação do desempenho das Instituições de Ensino Superior em 5 grupos distintos: investigação, ensino e aprendizagem, orientação internacional, transferência de conhecimento e participação a nível regional. As classificações vão desde 1 (“muito bom”) até 5 (“fraco”).

O U-Multirank permite ainda que os utilizadores decidam o que querem comparar. Considera a diversidade de perfis das instituições de ensino superior e também a diversidade de necessidades dos diferentes stakeholders. Tenta, por isso, tornar toda esta diversidade visível, promovendo a comparação de instituições que têm perfis semelhantes.

Além de mostrar o desempenho global das instituições, o U-Multirank avalia também por área específica: para além dos campos integrados na primeira edição – Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica e Física – este ano estão também contempladas a Medicina, Psicologia e Ciências da Computação.

Nesta segunda edição, o U-Multirank avaliou mais de 1200 instituições de ensino superior de 83 países.

Os resultados do U-Multirank reforçam o bom desempenho da UC nos diferentes rankings universitários internacionais, nomeadamente a atribuição de 5 estrelas (pontuação máxima) nas áreas de investigação, inovação, internacionalização, instalações e acessibilidades no rating da QS Stars (junho de 2013), a subida no top 500 da ARWU – Ranking de Xangai (agosto 2014) e a subida de 7 posições no ranking da QS (setembro 2014).