UC acolhe encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa de 12 a 14 de julho

O encontro de 2022 é dedicado ao tema “Globalização e Saúde”.

CR
Catarina Ribeiro
21 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© Felippe Vaz

Entre 12 e 14 de julho de 2022, a Universidade de Coimbra (UC) vai acolher o XXXI Encontro da Associação das Universidade de Língua Portuguesa (AULP) dedicado ao tema “Globalização e Saúde”. Para o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva – atual Presidente da AULP por delegação do Reitor da UC, Amílcar Falcão –, “trata-se do maior evento académico, cultural e científico, da mais antiga e prestigiada rede de Ensino Superior em todo o espaço da língua portuguesa, a conferir à Universidade de Coimbra uma centralidade que não podemos deixar de valorizar.”

Durante os três dias do encontro, vão ser abordadas as temáticas “Desafios globais contemporâneos”, “Globalização, tecnologia e saúde” e “Conhecimento, língua e práticas culturais”. João Nuno Calvão da Silva destaca que “a atualidade e relevância dos assuntos é inequívoca, os oradores de todo o mundo lusófono são de prestígio e esperamos, por isso, ampla adesão e participação dos vários setores da sociedade.”

Fundada em 1986, a Associação das Universidade de Língua Portuguesa é composta por mais de 130 membros de oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau. Tem como missão promover a colaboração multilateral entre as universidades e institutos superiores dos países de expressão portuguesa e tem vindo a estreitar as relações entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assim como a estimular a investigação e o intercâmbio de estudantes e docentes.

De recordar que, em setembro de 2021, a Universidade de Coimbra foi eleita, por unanimidade, para assumir a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa até 2024.

Mais informações sobre o encontro estão disponíveis aqui.