UC acolhe encontro para discutir replicação científica na saúde com presença de um dos cientistas mais influentes do mundo

O Encontro Anual da Cochrane Portugal vai ter início pelas 14h15 e vai decorrer no Anfiteatro da Subunidade 3, no Polo III da UC. A participação é aberta a toda a comunidade. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Cc
Catarina Ribeiro c/CIBIT
30 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

O encontro vai contar com a presença de um dos cientistas com maior impacto a nível internacional, John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford e ERA Chair Holder do projeto “EXCELScIOR”, que está a ser desenvolvido pela UC.

© DR

Na próxima semana, no dia 7 de dezembro (quinta-feira), a Universidade de Coimbra (UC) vai acolher o Encontro Anual da Cochrane Portugal, associação sem fins lucrativos dirigida aos interesses de investigadores, profissionais de saúde, doentes e cuidadores, que pretende apoiar a tomada de decisões na área da saúde.

A edição de 2023 do encontro vai discutir temáticas relevantes para a comunidade científica, ao focar temas relacionados com a replicação científica e o seu estudo através de revisões sistemáticas e metanálises, fundamentais para o sucesso da investigação e, consequentemente, para a otimização de práticas clínicas baseadas na evidência.

O encontro vai contar com a presença de um dos cientistas com maior impacto a nível internacional, John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford (Estados Unidos da América) e ERA Chair Holder do projeto “EXCELScIOR”, que está a ser desenvolvido pela UC.

John Ioannidis tem vindo a destacar-se no estudo dos métodos e práticas de investigação e na melhoria das abordagens que permitam encontrar evidência fiável na investigação em biomedicina e saúde pública. Os seus contributos para fomentar a “verdade científica” e mitigar a "crise de reprodutibilidade” representam pilares na evolução para uma ciência mais transparente.

Este evento vai ter início pelas 14h15 e vai decorrer no Anfiteatro da Subunidade 3, no Polo III da UC. A participação é aberta a toda a comunidade. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita aqui.

Vai contar ainda com outras intervenções, nomeadamente do coordenador científico do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da UC, Miguel Castelo-Branco; do vice-presidente e investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC) e coordenador do projeto “EXCELScIOR”, Paulo Oliveira; assim como de vários membros da Cochrane Portugal.

O Encontro da Cochrane Portugal de 2023 é organizado pelo CIBIT, pela Faculdade de Medicina da UC (FMUC), pela Cochrane Portugal e pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.