UC apresenta sexta-feira novo centro de investigação financiado com 38 milhões que vai desenvolver terapias inovadoras para doenças graves e sem tratamento

A apresentação pública do "GeneT: Centro de Excelência em Terapia Génica em Portugal" vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, no Colégio da Trindade, a partir das 10 horas.

CR
Catarina Ribeiro
31 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Na próxima sexta-feira, dia 2, vai decorrer a apresentação pública do GeneT: Centro de Excelência em Terapia Génica em Portugal, o novo centro de investigação e inovação da Universidade de Coimbra (UC) em terapia génica para o desenvolvimento e produção de tratamentos para doenças graves e sem tratamento, tais como doenças raras. Vai ser financiado, ao longo de seis anos, com 38 milhões de euros, provenientes de financiamentos europeus e nacionais.

A apresentação pública do GeneT vai decorrer no Colégio da Trindade, a partir das 10 horas. Vai contar com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão; da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves; e do coordenador do GeneT e docente da UC, Luís Pereira de Almeida. A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vai marcar presença remotamente.

Vão também estar presentes membros da Comissão Europeia: por parte da Direção-Geral para a Investigação e Inovação vai marcar presença Stefan Weiers; e da Agência de Execução Europeia da Investigação vai estar presente Minna Wilkki.

O evento vai ainda contar com a participação dos líderes de dois centros de investigação pioneiros no desenvolvimento de terapia génica: Seppo Ylä-Herttuala, diretor do Biocenter Kuopio e do Finnish National Virus Vector Laboratory (Finlândia); e Mimoun Azzouz, diretor do Gene Therapy Innovation and Manufacturing Centre da Universidade de Sheffield (Reino Unido).