UC assina acordo para "aproximar a investigação científica" das escolas secundárias

O acordo com o Colégio de Ribadouro é o primeiro de muitos e visa a disponibilização de laboratórios para os estudantes e a formação de professores.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

A diretora titular do Colégio de Ribadouro, Maria Conceição de Vasconcelos Pinheiro, e a Vice-Reitora da UC, Cláudia Cavadas, na assinatura do acordo.

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de assinar um protocolo de parceria com o Colégio de Ribadouro. "Sabemos o potencial de levar a investigação às escolas", afirma a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas.

"Pretendemos abrir cada vez mais as portas da nossa universidade junto das escolas, não só da nossa região mas a nível nacional", acrescentou o coordenador do Student Hub, José Dias. "Temos de colocar toda a nossa oferta a favor da sociedade num trabalho conjunto, por isso é que este é um primeiro protocolo, de muitos que pretendemos realizar com escolas, principalmente do Ensino Secundário", garante.

Eis o que pode fazer:

O acordo foi desenhado para "aproximar a investigação científica das escolas", explica José Dias. Os estudantes vão ter laboratórios à disposição para trabalhar mas, adianta o coordenador do Student Hub, o objetivo não é fechar à área de investigação "mas abrir a formação da comunidade escolar. Queremos também que os professores possam ter formações promovidas pela UC, para desenvolver competências curriculares e extracurriculares".

Para a assessora pedagógica do Colégio, Carla Noronha, a parceria "é uma honra e um privilégio". "Queremos procurar as ferramentas para preparar [os estudantes] para a vida", referiu a responsável durante a sessão na Sala do Senado. Carla Noronha garantiu o compromisso da instituição "de termos algo desafiante para irmos cada vez mais longe".

O protocolo de parceria foi assinado a 8 de fevereiro, na Sala do Senado da UC.