Universidade de Coimbra participou no 6.º Simpósio Internacional da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas

Na sessão foi apresentada a iniciativa GendER@UC e o projeto financiado Gender Equal Research at UC, GendER@UC EEA Grants.

06 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra fez-se representar pela Vice-Reitora da UC para as áreas da Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas

© DR

A Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, AMONET, organizou ontem, 5 de dezembro, em Évora, o 6.º Simpósio Internacional da AMONET com o objetivo de discutir os problemas e desafios da liderança no feminino na Ciência em Portugal. O evento contou com a presença de Cláudia Cavadas, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (UC), juntamente com outras investigadoras da UC.

A abertura do Simpósio esteve a cargo da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Gulsun Saglamer, Presidente da European Women Rectors Association (EWORA) abordou o tema da "Liderança feminina: problemas e desafios". Na sessão foi dado a conhecer o relatório Gender in the Portugal Research Arena: A Case Study in European Leadership, da Elsevier.

Ainda no período da manhã, numa mesa redonda com o tema "Planos de Igualdade de Género na Academia e Unidades de Investigação em Portugal", Cláudia Cavadas apresentou os números da investigação da UC, destacando a iniciativa GendER@UC e o projeto financiado Gender Equal Research at UC, GendER@UC EEA Grants.

Após um almoço de partilhas, uma das fundadoras da AMONET, Lígia Amâncio falou d’ “O claro e o escuro da paridade na ciência em Portugal”. O evento finalizou com duas mesas de discussão, uma que se debruçou sobre o olhar de três jovens vencedoras das Medalhas de Honra L´Oréal Portugal 2021: Sandra Tavares, Edna Correia e Sara Carvalhal; e outra sobre a temática “Familías e Investigação” que mostrou uma perspetiva mais madura e experimentada de três casais de cientistas portugueses que abordaram o tema da família, a sua conciliação com a profissão de cientista e as diferenças entre homens e mulheres nesta realidade.

Para fazer parte da AMONET consulte o https://amonetpt.wixsite.com/amonet.

Mais informações sobre o evento em https://amonetpt.wixsite.com/amonet/6isa.