Universidade de Coimbra apresentou resultados de projeto de promoção da igualdade de género na investigação científica

O projeto foi financiado pelo programa Conciliação e Igualdade de Género do EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021.

R(
Rui Marques Simões e Maria Cano (texto)
K(
Karine Paniza (vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
21 março, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Um guia para a organização de eventos científicos inclusivos e um manual de comunicação inclusiva na investigação são duas das ferramentas criadas no âmbito do projeto GendER@UC EEA Grants, que a Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu ao longo dos últimos três anos e teve nesta quinta-feira, dia 21, a sua conferência final.

O projeto – desenvolvido no Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, sob coordenação da investigadora Cláudia Cavadas (envolvendo as diferentes Unidades de Investigação e Desenvolvimneto da UC e tendo como parceiros o Centro de Estudos Sociais e a Universidade da Islândia) – visou contribuir para uma cultura académica mais inclusiva e diversificada, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, na gestão de recursos e na tomada de decisões, e promovendo um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante.

Durante a apresentação, Cláudia Cavadas frisou que o projeto trata da “igualdade de género na investigação, na gestão de carreira e também na disseminação do conhecimento deste conteúdo na Universidade de Coimbra promovendo mais inclusão, representatividade e conhecimento social relevante”.

A coordenadora-adjunta do ponto focal nacional dos EEA Grants em Portugal, Maria João Carapêto, enfatizou a importância do projeto uma vez que “Portugal é o único país nos EEA Grants que tem um programa especial dedicado à igualdade de género”. A responsável acrescentou que “a igualdade de género nas instituições de ensino superior e entre a comunidade académica, juntamente com a inclusão e a diversidade, não é apenas necessária, mas urgente” devendo ser um “compromisso diário”.

Eis o que pode fazer:

Ao longo do triénio de duração do GendER@UC foram promovidas atividades presenciais (como workshops e oficinas interdisciplinares de formação) com a participação de cerca de 350 pessoas. Foram também realizadas ações de sensibilização em instituições de ensino da região Centro e em eventos como a Noite Europeia de Investigadores, o Festival Internacional de Ciência de Oeiras e o Simpósio Internacional da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas.

“Este é um exemplo de um projeto que envolve instituições financeiras, governamentais, de investigação e universidades e esta é a única forma de avançarmos”, referiu o Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos. O Vice-Reitor salientou que é preciso “manter as pessoas envolvidas”, relembrando que as questões abordadas são sobre “Democracia e Direitos Humanos”.

A equipa do projeto produziu ainda um conjunto de documentos de trabalho para facilitar a promoção da igualdade de género na investigação cientifica: um Manual de Comunicação Inclusiva na Investigação e três guias – para a organização de eventos científicos inclusivos, para candidaturas a financiamentos do Horizonte Europa, e com orientações sobre como integrar a dimensão de género nos processos das Unidades I&D (Investigação & Desenvolvimento). Esses materiais estão disponíveis online no endereço https://www.uc.pt/iii/gender/recursos/.

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas no GendER@UC estão disponíveis em https://www.uc.pt/iii/gender/.