UC e AAC juntas para potenciar empregabilidade

Cerca de 80 entidades participam na Feira de Emprego UC & AAC que decorre entre 24 e 25 de novembro no Pavilhão 1 do Estádio Universitário.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
24 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Mais de dois mil estudantes inscritos, numa feira que conta com 77 entidades. Com expositores de empresas, workshops e palestras, o objetivo é o de aproximar o mundo académico do mundo empresarial. Arrancou no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra a Feira de Emprego UC&AAC, um certame que decorre até 25 de novembro e que quer ser um cartão de visita para a empregabilidade na zona centro.

De acordo com o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, ter no mesmo espaço a UC e a Associação Académica de Coimbra (AAC) "engrandece" a iniciativa. "Nota-se no número de pessoas e expositores", acrescenta o responsável da UC. Por um lado, permite aos estudantes sentir a ligação ao mundo empresarial e ao mercado de trabalho. Por outro, Amílcar Falcão realça a oportunidade de estabelecer "contactos para futuros estágios, entrevistas e futuros empregos".

Uma Feira de Emprego que “acaba por ser uma oportunidade” para a comunidade estudantil, adiantou o presidente da Direção-Geral da AAC, João Caseiro. “Com a fuga dos jovens qualificados para o exterior”, o estudante finalista da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC defende a importância de aproximar cada vez mais empresas da zona centro.

“Adaptar a realidade do trabalho à atualidade” aproveitando, ao mesmo tempo, “as sinergias” entre a Universidade, AAC e Câmara Municipal de Coimbra é fundamental, na opinião de João Caseiro. O estudante considera ainda importante todo o tipo de iniciativas que visem aproximar “os mundos laboral e académico”, como é o caso da Feira do Emprego UC&AAC.

A mostra continua até 25 de novembro, das 10 às 19 horas e tem entrada livre. A programação completa pode ser encontrada na página do evento em www.uc.pt/feiradeempregoucaac/.