UC recebe investigadores internacionais para curso sobre medidas de monitorização, prevenção e remediação do radão em edifícios

A iniciativa vai ter lugar de 22 a 26 de janeiro.

SF
Sara Machado - FCTUC
19 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© DR

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai receber de 22 a 26 de janeiro dezenas de investigadores internacionais para um curso sobre medidas de monitorização, prevenção e remediação do gás radão em edifícios, organizado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Este curso tem o apoio e participação do Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) do Departamento de Ciências da Terra (DCT), da Agência Portuguesa do Ambiente, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro e ainda da Associação Europeia de Especialistas na área do Radão (ERA). A cidade de Coimbra foi eleita para a realização do curso devido ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no LRN nesta área.

Os principais tópicos que serão abordados durante o curso incluem efeitos da exposição ao radão, fontes de radão, protocolos de medição e garantia de qualidade, técnicas de prevenção e mitigação do radão e comunicação de riscos e envolvimento público.

O curso conta com representantes oriundos de 22 países, da Europa e da Ásia. Os formadores externos vêm dos Estados Unidos da América, Reino Unido e República Checa.

Partilhe