UC recebe mostra de Filmes Etnográficos “Futuros Disputados”

19 outubro, 2016≈ 2 mins de leitura

Na próxima quinta-feira, 20 de outubro, tem início, no Departamento de Ciências da Vida (DCV) e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a Mostra de Filmes Etnográficos “Futuros Disputados”, onde vão ser exibidos 21 filmes etnográficos, ao longo de 10 sessões. A entrada é livre.

O objetivo da mostra, que se prolonga até 5 de novembro, é englobar várias geografias e temas, tendo em atenção a premência das questões que marcam o mundo de hoje. Os filmes selecionados seguem critérios de qualidade e originalidade da cinematografia e o caráter antropológico do filme.

A organização e o júri integram Gonçalo Mota (realizador), Humberto Martins (CETRAD/UTAD; CRIA), Raquel Schafer (Sorbonne Nouvelle – Paris 3), Ricardo Seiça Salgado (CRIA/UM; baldio | estudos de performance) e Sofia Sampaio (CRIA/ISCTE).

A sessão inaugural contará com a presença de Humberto Martins, vice-presidente da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), que fará a apresentação da Mostra de Filmes Etnográficos que integrou o VI Congresso da APA, tendo sido aí exibida pela primeira vez.

Esta iniciativa é fruto da colaboração entre a APA, o Núcleo de Estudantes de Antropologia da Associação Académica de Coimbra (NEA/AAC) e o DCV.

O programa completo pode ser consultado aqui.