“Um mar de oportunidades” assinala Dia Nacional do Mar

SF
Sara Machado - FCTUC
15 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Mar, o Laboratório MAREFOZ, da Unidade Regional do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) irá realizar amanhã, dia 16 de novembro, na Figueira da Foz, “Um Mar de Oportunidades”.

Este evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, pretende mostrar que a Figueira entre o rio e o mar, dispondo de um porto comercial e um porto de pesca, deve olhar para o mar como uma oportunidade para o seu crescimento e desenvolvimento futuro, apostando na sustentabilidade, inovação e valorização dos seus recursos.

Com este “Mar de Oportunidades” as entidades organizadoras acreditam que se deve estar de olhos postos no futuro, perceber as novas oportunidades de mercado ou como valorizar as antigas, bem como inovar de forma sustentável e criar novos mercados ligados ao mar.

As comemorações têm início às 10h e decorrem pelo dia fora. A Praia de Buarcos – Frente Muralhas é o local onde se inicia o evento com a 1.ª Campanha de amostragem internacional de identificação de organismos que viajam pelo oceano em objetos flutuantes.

O programa inclui ainda um colóquio no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da cidade, onde serão debatidos temas como “Turismo Sustentável – Inovação & Novas Oportunidades”, “Pesca Artesanal e do cerco – Que futuro? Como valorizar?”, “Inovação e valorização dos produtos do mar” e por fim, “Transporte Marítimo – segurança & inovação”.

Destaque ainda para “Do mar…”, uma exposição, tão improvável quando necessária, que reúne o passado, o presente e o futuro do mar.

Mais informações e inscrições aqui.

Partilhe