Universidade de Coimbra aprofunda cooperação com São Tomé e Príncipe

29 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

João Nuno Cavão da Silva e Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada

© DR

São Tomé recebeu a 24 de junho uma Aula Magna sobre Direitos Humanos. O evento foi coorganizado pela Universidade de Coimbra (UC) e a Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe, com o apoio do Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos de São Tomé e Príncipe e da União Europeia.

A Aula Magna, proferida pelo diretor da Faculdade de Direito da UC e Presidente do Centro de Direitos Humanos de Coimbra, Jónatas Machado, contou com as intervenções de abertura de Kelve Carvalho, Procurador-geral da República de São Tomé e Príncipe, e do Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva.

Já para o encerramento intervieram o embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo, a embaixadora da União Europeia para o Gabão e São Tomé e Príncipe, Rosário Pais, e Ilza Amado Vaz, ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos de São Tomé e Príncipe, com quem foi assinado um Acordo de Cooperação, a envolver as Faculdades de Direito e de Medicina da Universidade de Coimbra.

Do programa constava ainda um jantar-convívio da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em São Tomé, organizado pela presidente da associação e conselheira de Estado, Celiza de Deus Lima, e uma reunião de trabalho entre o Vice-Reitor e o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada.

Entre os dias 26 e 28 de junho decorreu, também em São Tomé e Príncipe, o XXXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, presidida pela Universidade de Coimbra, com cerca de 160 participantes. O encerramento contou com o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva e a Ministra da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, Isabel Viegas de Abreu.