Universidade de Coimbra e Cleanwatts assinam protocolo para partilha de conhecimento sobre transição energética

A assinatura do protocolo teve lugar a 20 de dezembro.

K(
Karine Paniza e Marta Costa (vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
20 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) e a Cleanwatts assinaram esta quarta-feira (dia 20) um protocolo de colaboração para desenvolver parcerias de investigação e desenvolvimento (I&D) na área da Transição Energética aliada à Transição Digital. Realização de projetos de I&D e de estágios, tendo em vista o desenvolvimento de investigação e aprendizagem em contexto laboral; desenvolvimento de trabalhos de investigação de final de curso ou de teses de doutoramento ou mestrado; candidaturas a programas de incentivo assentes em I&D; atividades científicas ou de inovação nos diversos domínios e desafios que a transição energética acarreta são algumas das ações que este protocolo vai possibilitar. Esta iniciativa está integrada no âmbito do programa UC Factory Academy e no programa Cleanwatts Academy, que usufruirá do Cleanwatts Living Lab, enquanto laboratório vivo que conecta pessoas e tecnologia para o desenvolvimento de soluções aplicadas às Comunidades de Energia do futuro.

Para o acompanhamento e implementação do protocolo foi criada uma comissão de acompanhamento, composta por um representante da UC e um representante da Cleanwatts, que ficam com a responsabilidade de definir, coordenar e acompanhar, no início de cada ano letivo, o plano de atividades a desenvolver. Para cada uma das áreas e domínios de colaboração será formalizado um plano de intervenção.

Eis o que pode fazer:

A Cleanwatts é a empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal, uma resposta aos desafios da transição energética. As CER têm como principal objetivo a produção de energia local, limpa e descarbonizada, através da instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica e integrando diversos membros como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de energia mais barata.

“É com muito agrado que celebramos esta parceria, que congrega dois pilares essenciais da identidade de Universidade de Coimbra: a produção e transferência de conhecimento para a sociedade e o empenho no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do planeta (em que a transição energética assume um papel determinante)”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “A missão de uma universidade como a nossa – sucessivamente reconhecida como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal – não se esgota nos nossos campi. Temos muito a ganhar com a partilha de conhecimentos entre a academia e o sector empresarial. E acredito que este acordo com a Cleanwatts pode ser bastante frutuoso para ambas as partes”, acrescenta.

Luísa Matos, Chief Innovation and Product Officer e co-fundadora da Cleanwatts, frisa que “a assinatura deste protocolo é uma grande satisfação para a Cleanwatts, porque nos permite potenciar o trabalho que temos vindo a desenvolver, também no âmbito da investigação, na Cleanwatts Academy, recebendo alunos em fim de licenciatura, mestrado e doutoramento, para desenvolverem as suas teses de investigação connosco, em contexto laboral e aplicadas aos desafios atuais e futuros, no seio da nossa equipa e integrados nos nossos desafiantes projetos”. A responsável destaca ainda que tem “as melhores expectativas relativamente a esta parceria, que está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts de contribuir para a transição energética, aliada à transição digital, e para um futuro mais verde, um objetivo que que passa, necessariamente, também, pela Academia, pelo I&D e pela transferência de saber”.