Universidade de Coimbra e Cuba unidos pelo desporto

A UC assinou um acordo de cooperação com a Universidade del Deporte Cubano Manuel Fajardo, instituição que formou cerca de 85% dos campeões olímpicos e mundiais cubanos.

10 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) assinou um acordo de cooperação com a Universidade del Deporte Cubano Manuel Fajardo, instituição que formou cerca de 85% dos campeões olímpicos e mundiais cubanos.

O protocolo foi assinado pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, Joao Nuno Calvão da Silva, e por Vasco Vaz, Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, no passado dia 6 de fevereiro.

A visita de trabalho incluiu ainda uma conferência proferida pelo Vice-Reitor sobre “Serviços Públicos na União Europeia” na Universidade de Havana (295 anos), bem como reuniões com entidades de relevo na área das ciências da saúde e com o Embaixador de Portugal.

“Portugal tem relação antiga com Cuba, Estado com ligação estreita aos Palop’s e a Timor Leste. A UC, Universidade maior do espaço da língua portuguesa, reforça nesta visita a sua internacionalização com acordo importante para a sua mais jovem Faculdade, a envolver mobilidade académica no quadro do programa Erasmus. Por outro lado, salientando inequivocamente o compromisso com os valores europeus, honramos a responsabilidade que as Universidades devem cada vez mais assumir na promoção do diálogo entre povos, em especial através da cultura, da ciência e do desporto”, afirma João Nuno Calvão da Silva.