Universidade de Coimbra lança 2.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires

O galardão pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas pela comunidade UC no contexto da sua atividade. As candidaturas decorrem até 30 de setembro.

20 julho, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra anunciou hoje a abertura das candidaturas para a 2.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires. A apresentação de propostas arranca hoje, dia 20 de julho, e prolonga-se até ao dia 30 de setembro.

Lançado em 2022 em homenagem a Joaquim Norberto Pires, o prémio visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, corpo técnico, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra (UC), ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade.

Podem ser apresentadas iniciativas ou projetos de inovação de diversas áreas, nomeadamente científica, cultural, artística, empresarial, social, financeira, de gestão, de governação, de organização interna ou ideias de negócio, excluindo a vertente pedagógica.

«Esta iniciativa é mais uma prova do empenho da UC para com a inovação, a sua comunidade em geral e os seus investigadores e docentes em particular, não esquecendo a merecida homenagem que representa», refere o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Para a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, este prémio «é um reconhecimento ao percurso do professor Joaquim Norberto Pires que, por isso mesmo, tinha de ter como premissa a distinção da inovação que se faz na UC».

O júri é composto por personalidades ligadas à UC, mas também por personalidades externas e com reconhecido mérito em distintas áreas do saber. O projeto distinguido pelo júri vai receber 6 000 euros; ou 3 000 euros, caso sejam duas as propostas vencedoras.

A cerimónia de entrega do Prémio de Inovação J. Norberto Pires vai decorrer no dia 5 de dezembro de 2023, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Na 1.ª edição, em 2022, o Prémio de Inovação J. Norberto Pires foi atribuído ao projeto “NerveGen”, de produção (por impressão 3D) de dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica.

Mais informações sobre o Prémio de Inovação J. Norberto Pires estão disponíveis em www.uc.pt/premionorbertopires/.