Universidade de Coimbra recebe seminário "Dia Internacional das Meninas e Raparigas: O papel da Academia na Saúde, Educação Sexual Compreensiva e Direitos Humanos"

O evento tem lugar no próximo dia 7 de outubro, a partir das 09h30, no Anfiteatro do Laboratório Chímico da UC.

Milene Santos
28 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

No próximo dia 7 de outubro, a partir das 09h30, o Anfiteatro do Laboratório Chímico da Universidade de Coimbra (UC) acolhe o seminário lusófono alusivo ao tema "Dia Internacional das Meninas e Raparigas: O papel da Academia na Saúde, Educação Sexual Compreensiva e Direitos Humanos", organizado pela Associação P&D Factor, com o apoio da UC.

A sessão de abertura vai estar a cargo de Graça Campinos Poças, Presidente da Associação P&D Factor; Cristina Moniz, Vice-presidente do Camões, IP; Anabela Mota Pinto, Membro do Conselho Geral da UC e coordenadora do congresso; e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Ao longo do dia terão lugar várias conferências dedicadas aos temas da discriminação, violência sexual e educação sexual, com a participação de vários nomes de relevo na área, tais como, Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (United Nations Population Fund - UNFPA); Mónica Ferro, Diretora do Escritório em Genebra do UNFPA; e Paulo Nossa, docente da Faculdade de Letras da UC e coordenador do congresso.

A segunda parte do seminário será dedicada ao tema da saúde e direitos humanos no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL), com a participação de conferencistas de Angola, Brasil, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, sendo este último representado por Celiza de Deus Lima, Conselheira de Estado de São Tomé e Príncipe, Ex-Bastonária da Ordem dos Advogados e Presidente da Rede Alumni UC de São Tomé e Príncipe, que abordará o tema da afirmação da mulher e educação.

A sessão de encerramento, pelas 18h15, vai contar com as intervenções de Paulo Nossa e do Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.

O seminário terá transmissão em direto através do canal Youtube da UC. As inscrições para assistir presencialmente são limitas e devem ser feitas através do link: https://forms.gle/BaTveHv76KtgYeGg6.

O Dia Internacional da Rapariga celebra-se anualmente a 11 de outubro, e tem por objetivo sensibilizar para as questões de igualdade e violência de género, bem como apelar à reflexão sobre os preconceitos e estereótipos que colocam entraves na vida escolar e pessoal das raparigas. Procura, também, dar ênfase ao papel ativo que as raparigas podem ter enquanto agentes de mudança social. A data foi instituída a 11 de outubro de 2011, pela Assembleia Geral da ONU, através da Resolução 66/170.