Mérito

Vencedores da 3.ª edição dos Prémios Semente de Investigação interdisciplinar conhecidos

O valor total de financiamento é de 100 mil euros, atribuídos aos cinco prémios vencedores.

21 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Já são conhecidos os cinco projetos vencedores da 3.ª edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Os galardões pretendem ser um "reforço da investigação interdisciplinar, promovendo a formação de equipas multidisciplinares, com a expectativa de que estes prémios semente sejam um impulso relevante para projetos maiores e com colaborações científicas internacionais", explica a Vice-Reitora para a Investigação da UC, Cláudia Cavadas. A 3.ª edição contou com 40 candidaturas de equipas de 27 Unidades de Investigação da UC, que foram apreciadas por um júri de 60 elementos.

Os responsáveis apresentaram as linhas gerais dos projetos, que estão alinhados com as cinco áreas estratégicas da UC – Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade inclusiva. Ao dar "liderança a recém-doutorados", a intenção dos prémios passa ainda por "promover maior autonomia às investigadoras e aos investigadores responsáveis para liderarem os seus próprios projetos, promovendo que a constituição da equipa fosse independente da equipa de supervisão da tese de doutoramento", acrescenta Cláudia Cavadas.

O Reitor deixou ainda uma nota de "felicidade por ver a promoção das áreas estratégicas e da produção de conhecimento interdisciplinar". Reconhecendo a interdisciplinaridade como sendo "o futuro", Amílcar Falcão acredita que "estes prémios vêm agitar as águas". Recorde-se que um dos critérios de avaliação e elegilibidade do concurso foi a multidisciplinaridade das equipas, recorda Cláudia Cavadas, o que promove "partilha de ideias, de metodologias entre investigadores e investigadoras na UC de diferentes áreas científicas".

"Aguardamos que estes projetos possam florescer, criar raízes a partir desta semente inicial, e vir a criar impacto na sociedade num futuro próximo", sublinha a Vice-Reitora para a Investigação, Cláudia Cavadas.

A 3.ª edição dos prémios foi lançada em fevereiro e contam com o apoio da Fundação Santander Portugal, através do Santander Universidades. Saiba mais sobre os Prémios Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra aqui.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Lista de vencedores da 3.ª edição dos Prémios Semente de Investigação interdisciplinar


AEUC Saúde

Título: (Less)PlasticBrain: Bio Replacing Plasticizers – Impact in the Human Brain Development

Investigadora Principal: Catarina Sofia Oliveira Miranda

Afiliação: CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular

Pretendem substituir os aditivos plásticos ou plastificantes, que são compostos altamente tóxicos que são adicionados aos plásticos e que migram para o meio ambiente, contaminando toda a natureza. Para pretendem testar novos aditivos biodegradáveis e inócuos ao ser humano e ambiente utilizando modelos matemáticos e modelos de cérebro humano.

AEUC Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente

Título: ProBag – Plant Protection Bag: a new, practical and sustainable system for plant-parasitic nematodes management in conventional and family farming

Investigadora Principal: Carla Maria Nobre Maleita

Afiliação: CIEPQPF - Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta

Desenvolvem um saco protetor para plantascontra nemátodes parasitas em agricultura convencional e familiar-. Este é um sistema inovador, prático e sustentável para o controlo destas pragas.

AEUC Clima, Energia e Mobilidade

Título: CO2BioFilter - Bio-Filter for Carbon Dioxide Capture and Valorization: A Sustainable Approach towards Environment, Health and Circular Economy

Investigador Principal: Rui Miguel Barroso Carrilho

Afiliação: CQ - Centro de Química – Coimbra

A ideia consiste em utilizar desperdícios alimentares para obter materiais de carbono que, modificadas as suas propriedades estruturais, permitem a criação de um biofiltro eficiente na captação de CO2. O CO2 será então utilizado na síntese química de potenciais novas moléculas com propriedades antibacterianas, respondendo aos principios da Sustentabilidade, Economia Circular.

AEUC Digital, Indústria e Espaço

Título: SUSTe - Development of SUStainable and integrative bioprocess for the recovery of TellurIum-based nanoparticles from photovoltaic wastes

Investigador Principal: Jorge Fernando Brandão Pereira

Afiliação: CIEPQPF - Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta

Desenvolvimento de um processo de reciclagem de materiais raros que se encontram nos paineis solares, e que são altamente tóxicos para o meio ambiante, através da utilização de bactérias que os captam, permitindo a sua reutilização. Este é um processo com um enorme potencial de escabilidade industrial.

AEUC Património, Cultura e Sociedade Inclusiva

Título: Fungicidal Effects of Essential Oils in Low Oxygen Environments - An innovative approach to Heritage Conservation (EOLOE)

Investigador Principal: Nuno Miguel da Costa Pinheiro Meneses Mesquita

Afiliação: CFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet

Uma abordagem inovadora para a preservação do Património Cultural através da incorporação de óleos essenciais com propriedades fungicidas e inseticidas em camaras de esterilização para o controlo da contaminação de peças de História Natural. Este é um processo novo para o desenvolvimento de estratégias de conservação de coleções museologicas.

Partilhe