01 dezembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro, pelas 14 horas, empresas nacionais debatem investigação e inovação no âmbito do VIII Encontro Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) – Estudantes e Empresas, 2014. Este encontro decorrerá nas instalações da Unidade de I&D Citta – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, localizadas no departamento de Engenharia Civil, no Polo II da Universidade de Coimbra (UC).

Para a edição deste ano estão confirmadas as presenças das entidades: Arriva Portugal Transportes Lda., Bosch Termotecnologia SA, EDP – Energias de Portugal, Conselho Empresarial do Centro, MARTIFER, ISA – Intelligent Sensing Anywhere S.A, LMSA – Engenharia de Edifícios S.A., grupo Portucel Soporcel S.A., TDGI, S.A., EnergyIN, Efacec e ISQ.

Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC (www.uc.pt/efs) promove anualmente o encontro entre estudantes dos seus programas de Mestrado e Doutoramento (a decorrer em articulação com o Programa MITPortugal), os seus docentes e empresas e organizações do seu Conselho Externo de Aconselhamento e de Aferição (CEAA). Este importante contacto entre docentes, estudantes e o mundo empresarial visa a promoção da inovação e transferência de conhecimento, com o objetivo de dar a conhecer a investigação desenvolvida na UC, propiciando também potenciais associações de empresas a projetos para o desenvolvimento de soluções tecnologicamente inovadoras.

A escassez de recursos energéticos e as alterações climáticas exigem respostas de natureza interdisciplinar no estudo, conceção, operação e regulação de sistemas de geração, transporte e uso de energia. A Iniciativa Energia para a Sustentabilidade – Energy for Sustainability (EfS) – projeto estratégico da Universidade de Coimbra – congrega docentes de diversas Faculdades, com longa experiência de ensino, investigação, transferência de tecnologia e consultoria em temas ligados à energia e ao desenvolvimento sustentável, tendo por objetivo dar resposta a desafios na área da sustentabilidade energética.