Visualizações do poema com a exposição “Bird-Watching”

A exposição vai estar patente até 26 de junho no Museu da Ciência da UC.

09 junho, 2016≈ 2 mins de leitura

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com o Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, recebe a exposição “Bird-Watching: Uma História Intertextual de ‘Canção do Exílio’, o Poema Mais Popular do Brasil”, de Alaina Enslen e Joshua Enslen.

A inauguração da exposição contou com a presença dos criadores que explicaram como foi desenvolvido o projeto. Joshua Alma Enslen, professor nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em West Point, afirma que “neste curso eu começo sempre com o poema ‘Canção do Exílio’” e foi a partir daí que o projeto se desenvolveu. “Da experiência de estar sempre a falar sobre aquele poema e os outros poemas que se relacionam com ele”, explica.

Segundo Alaina Enslen, o trabalho procura “mostrar todas as leituras distintas que são possíveis encontrar através dos poemas”. A exposição apresenta, com processos de visualizações, a influência do poema de Gonçalves Dias em brasileiros e portugueses em redor do mundo.

“Bird-Watching” vai estar no Museu da Ciência até 26 de junho.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.